Quem quer brincar de música?

Quem quer brincar de música?

4 minutos A música proporciona às crianças, não apenas coordenação e ritmo, mas também brincadeiras infinitas. Além de uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, ainda canaliza sentimentos, emoções, e desenvolve a socialização e a interação. Mais do que uma imersão em um mundo lúdico, a música, para as crianças, é fonte de benefícios imensuráveis. A música na Educação Infantil Apesar do foco na Educação Infantil, é quase impossível não se reconhecer os benefícios da música em qualquer idade. A aquisição de noções de percepção Continue lendo

Brinquedos infantis como ferramentas educativas

Brinquedos infantis como ferramentas educativas

4 minutos A educação infantil é uma fase fundamental na formação das crianças. De fato, é nessa etapa que elas começam a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Dessa maneira, um elemento imprescindível para tornar o ambiente escolar propício para o desenvolvimento é o brinquedo. Com efeito, os brinquedos infantis ajudam as crianças a aprender, se divertir e explorar o mundo à sua volta. Eles são ferramentas importantes para o desenvolvimento, pois estimulam a criatividade, a imaginação e a concentração. Exatamente por isso, os Continue lendo

Desfralde: etapa natural da criança

Desfralde: etapa natural da criança

3 minutos Fase natural do amadurecimento infantil Dentro da abordagem montessoriana, a criança é sempre protagonista do seu desenvolvimento. Com o desfralde, não é diferente. Cabe aos pais, cuidadores e à escola oferecer todos os recursos necessários para que o processo aconteça naturalmente. O desfralde em ambiente montessoriano A observação é, certamente, a principal ferramenta para conhecer a criança e acompanhar seu amadurecimento emocional. Cada pequeno ser é único e, como tal, reage à sua maneira a cada estágio de seu desenvolvimento. Assim, não Continue lendo

Chá dos Avós: um evento muito montessoriano

Chá dos Avós: um evento muito montessoriano

4 minutos Os dias 23 e 24 de agosto foram bastante movimentados para as crianças da Escola Infantil Montessori. Por certo, um evento delicioso foi a causa de tudo isso: o Chá dos Avós. As crianças estiveram envolvidas em cada atividade, desde a idealização até a preparação do encontro. Se, por um lado, houve um grande esforço para fazer um ótimo trabalho, por outro lado, a diversão foi a palavra de ordem. Mais que fortalecer o vínculo com seus avós, as crianças ainda puderam Continue lendo

Crianças em casa? Montessori em prática!

Crianças em casa? Montessori em prática!

4 minutos Implementar o método Montessori em casa, pressupõe que o adulto assuma uma posição de respeito com o desenvolvimento da criança e possibilite que ela tenha espaço e oportunidades para praticar atividades que “fogem” dos modelos de educação tradicionais. Essa prática, muitas vezes, é mais desafiadora para os pais do que para as próprias crianças. Por isso, trouxemos dicas importantes para que sua casa se transforme em um ambiente preparado para o aprendizado: Desacelere Planeje menos, explore a vida com seu filho em Continue lendo

O tempo de cada criança e a necessidade da repetição

O tempo de cada criança e a necessidade da repetição

3 minutos “A mente leva algum tempo para desenvolver interesse, ser acionada, aquecer-se em um assunto, alcançar um estado de trabalho lucrativo. Se neste momento houver interrupção, não apenas um período de trabalho lucrativo será perdido, mas a interrupção produzirá uma sensação desagradável, idêntica à fadiga.” – Dra. Maria Montessori Com base em suas experiências de observação de crianças durante um período ininterrupto de trabalho, Montessori escreveu: “Cada vez que ocorria uma polarização da atenção, a criança começava a ser completamente transformada, a se Continue lendo

Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

2 minutos Como assim: aluno e criança são diferentes? Vamos analisar sob a perspectiva Montessoriana da infância e do papel da criança. Maria Montessori, ao analisar o instinto infantil para o trabalho disse: “A criança é, por natureza, uma trabalhadora, e quando trabalhando de acordo com sua natureza, pode realizar uma grande quantidade de trabalho sem nunca sentir fadiga. Quando trabalha dessa maneira, mostra-se feliz e torna-se curada de certas anomalias psíquicas e, curando-se delas, entra em uma forma de vida mais natural “. Continue lendo