Educação para a vida.

Seu email está SEGURO

Dentro de uma sala de aula Montessori

A essência da filosofia educacional da Dra. Maria Montessori é o desenvolvimento holístico da criança e todos os elementos do currículo de aprendizagem apoiam essa meta, incluindo o design da sala de aula.

Comumente referido ao “ambiente preparado”, a sala de aula Montessori é propositalmente estruturada para despertar interesse, encorajando a criança a explorar.

O resultado é um espaço de aprendizagem natural, bonito e convidativo, que é organizado e esteticamente agradável.

Ao trabalhar nessas salas de aula projetadas intencionalmente, as crianças Montessori são incentivadas a desenvolver a independência, as habilidades sociais e encontrar alegria no aprendizado.

Cores claras, salas arejadas, amplas, materiais naturais, objetos culturais fascinantes e imagens interessantes na parede oferecem às crianças experiências sensoriais e intelectuais complexas.

Elementos-chave do ambiente Montessori

Natural, não sintético.

Quando você entra em uma sala de aula Montessori, você encontra iluminação natural, cores suaves e espaços organizados, o que ajuda crianças e adultos a sentirem uma sensação de segurança e pertencimento.

Em vez de encher o espaço da parede com mapas de aprendizagem coloridos e encontrar brinquedos de plástico em toda parte, as crianças da Montessori trabalham com materiais didáticos de madeira, que serão utilizados nas mesinhas ou em tapetes no chão.

As paredes exibem fotos emolduradas ou pinturas, de elementos da natureza e da cultura.

Nenhum ponto focal

Ao contrário da sala de aula tradicional, onde as mesas são geralmente orientadas para um quadro branco ou área de aprendizagem, não há ponto de foco na sala de aula Montessori.

O educador coloca-se como um mediador da aprendizagem infantil, um guia, mas tem consciência de que a criança é protagonista, sabe que que seu papel é de prover os estímulos organizando o ambiente, dar segurança e auxílio.

As salas são amplas, iluminadas, arejadas, esteticamente agradáveis, divididas em diversos ambientes de trabalho, com móveis feitos especialmente para o tamanho e altura da criança, contendo uma diversidade de materiais, dispostos ordenadamente, ao alcance pleno da criança, de modo a convidá-la incessantemente ao trabalho e à concentração espontâneos.

O movimento do corpo é uma necessidade da criança pequena, pois este participa ativamente de seu desenvolvimento mental. A criança movimenta-se livremente pela sala de aula pois enquanto caminha para buscar os materiais que necessita para realizar uma atividade, ela está planejando a atividade, está organizando-se internamente, e portanto, está educando a si mesma. No ambiente Montessori, a criança está constantemente descobrindo o mundo e organizando-o na mesma medida em que se constitui internamente.

Materiais de Aprendizagem Acessíveis

Não se pode esperar que as crianças desenvolvam habilidades se não tiverem a oportunidade de fazê-lo. É por isso que você encontrará tudo, desde materiais artesanais, louças de chá da manhã e da tarde, e a pia de lavar as mãos dimensionadas especificamente para as crianças e acessíveis o tempo todo na sala de aula Montessori.

Ao ter acesso direto aos materiais do dia, os alunos desfrutam de liberdade dentro dos limites, à medida que escolhem suas atividades de aprendizado e trabalham com eles tendo o professor como um guia de todo o seu processo de autoconstrução.

[Guia] Dicas de férias

Artigos Recentes