Dúvidas Frequentes

Montessori é uma filosofia educacional e abordagem de aprendizado que começa no nascimento da criança e continua até a juventude. O Método Montessori é fundamentado em crenças e práticas centrais que podem ser novas para você. Aqui estão algumas das perguntas que nos fazem com mais frequência.

É um prazer bater este papo com você, Alice. Para começar, poderia nos explicar como funciona a Escola Montessoriana?

A Escola Infantil Montessori recebe crianças entre 1 e 6 anos, na etapa da Educação Infantil. Seguindo o método, as classes são organizadas em agrupamentos de 1 a 3 anos e outros de 3 a 6 anos. Estruturamos a escola com ambientes bastante amplos, poucas crianças por turma e mais professores para realizar um acompanhamento com maior qualidade. Nossa equipe recebe capacitação e supervisão da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana).

O Ensino Fundamental segue os mesmos pressupostos do método para a Educação Infantil. O ambiente é muito amplo, repleto de materiais concretos, que contemplam o currículo escolar estabelecido para cada idade. A diferença é que os alunos entram em uma fase de descoberta da própria inteligência, desejando e precisando de grandes desafios! Então, a escola será um espaço riquíssimo de aspectos culturais, em que os conteúdos estarão vivos à disposição das crianças.

Começaremos com as Séries iniciais do Ensino Fundamental 1 e teremos um agrupamento do 1° ao 3° ano no turno da manhã e outro no turno da tarde. Além disso, oferecemos um Projeto Bilíngue em parceria com a Cultura Inglesa no horários de contraturno.

É importante compreender que Montessori é uma metodologia complexa e bastante extensa. Maria Montessori estruturou o conhecimento em materiais de desenvolvimento de todas as áreas de conhecimento (Linguagem, Matemática, Educação Sensorial, Vida Prática e Educação Cósmica), que possuem etapas específicas e minuciosas para serem aplicadas.

O professor precisa de, no mínimo, três anos para sua formação completa e muitos anos de prática para conseguir conduzir os alunos de forma alinhada com a pedagogia.

O método Montessori está fundamentado em três eixos que precisam estar funcionando bem. O primeiro se refere à estruturação do ambiente – são salas de aula organizadas com mobiliário e materiais de desenvolvimento criados pela Dra. Montessori, adequados para cada faixa etária, assim a criança pode escolher com o que gostaria de trabalhar (já que toda a oferta é essencial para o desenvolvimento). E os professores auxiliam, se necessário.

O segundo ponto fundamental para uma Escola Montessoriana é a capacitação da equipe docente, pois os adultos precisam estar preparados para saber aplicar a metodologia, que é bastante consistente. O terceiro eixo que contemplamos refere-se ao entendimento e à compreensão sobre o desenvolvimento psíquico da criança.

O resultado disso são alunos convivendo em harmonia, em um ambiente tranquilo e colaborativo, no qual o aprendizado não é determinado pelo adulto, e sim construído pela autoeducação.

Segundo Montessori, a ordem externa auxilia na organização interna da criança. Desse modo, quando preparamos um ambiente com cuidado, em que tudo tem um lugar específico, ela se sente segura e encorajada a usufruir do espaço de forma ativa. A ordem também está relacionada aos limites que toda criança deseja e precisa para crescer de forma saudável. Quando o aluno se depara com um espaço minuciosamente preparado, e que todos os dias está da mesma forma, ele se sente valorizado e sabe que quem organizou foi um adulto que conhece o que ele precisa.

Por trás disso há um acordo simbólico que sela a paz. De um lado, a criança pode se sentir em liberdade para explorar; e de outro, tem o adulto preparado, que já estabelece previamente os limites importantes para cada idade.

Em relação à metodologia de ensino, é sim uma pedagogia escolar. Entretanto, a Dra. Montessori também nos presenteou com a Filosofia Montessoriana, que fundamenta o método. Nela, encontramos um entendimento interessante sobre o desenvolvimento infantil e qual deveria ser a postura ideal do adulto diante da criança para aplicar-se em todos os espaços da sociedade.

No momento que estamos vivendo, em que a vida é intensa e a rotina muito corrida, acreditamos que, sem dúvida, o melhor que oferecemos é o respeito ao tempo da criança. A Escola Montessori desacelera e contempla a infância, apreciando cada precioso momento de desenvolvimento. As crianças podem se construir com calma e tranquilidade.

Respeito, afeto e autoconhecimento!