Todo adulto que cuida de crianças tem a responsabilidade de orientar, corrigir e socializar as crianças em relação a comportamentos apropriados. Essas ações adultas costumam ser chamadas de orientação e disciplina infantil. Orientação e disciplina positivas são cruciais porque promovem o autocontrole, ensinam a responsabilidade e ajudam as crianças a fazerem escolhas ponderadas. O uso de força física e ameaças podem interferir negativamente no desenvolvimento saudável de uma criança.

Sabemos que não existe uma fórmula perfeita que responda a todas as perguntas sobre educação e disciplina. As crianças são únicas e suas famílias também. Uma estratégia de disciplina que funciona com uma criança pode não funcionar com outra.

Orientação e disciplina caminham juntas na concepção de Maria Montessori. São dois fatores que, quando combinados adequadamente, preservam a autoestima e a dignidade da criança. Ações que insultam ou menosprezam os pequenos tendem a fazer com que eles vejam seus pais e outros responsáveis ​​negativamente, o que pode inibir o aprendizado e ensinar a criança a ser cruel com os outros. No entanto, ações que reconhecem os esforços e o progresso da criança, por mais lentos ou pequenos que sejam, provavelmente incentivarão o desenvolvimento saudável.

Ensinar as crianças a autodisciplina é uma tarefa delicada. Requer paciência, atenção cuidadosa, cooperação e um bom entendimento da criança. Também requer conhecimento das próprias forças e lutas com questões disciplinares. Infelizmente, a única preparação para a maioria dos pais é a própria experiência de serem pais. Sendo assim, experiências passadas nem sempre podem ser úteis para criar os filhos de hoje.

Estratégias Positivas

O mau comportamento infantil é impossível de ser evitado completamente. As crianças, geralmente curiosas e infinitamente criativas, provavelmente farão o que os pais e outros cuidadores não esperavam. No entanto, existem muitas atitudes positivas que os adultos podem adotar para ajudar a evitar comportamentos inadequados.

A metodologia montessoriana propõe as seguintes atitudes para os adultos:

O que faz com que as crianças tenham maus comportamentos?

Se os pais entenderem por que seus filhos se comportam mal, podem ter mais sucesso na redução de problemas de comportamento. Aqui listamos algumas das possíveis razões pelas quais as crianças se comportam mal:

O verdadeiro mau comportamento ocorre quando uma criança escolhe se comportar de maneira inadequada. Antes de agir, faça as seguintes perguntas:

O melhor caminho é sempre o diálogo e a orientação, não basta simplesmente se irritar e punir a criança dizendo sempre “não”. Ao usarem uma abordagem positiva de solução de problemas, os adultos podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades para pensar sobre uma situação antes de agir, incentivando assim o bom comportamento.