Ensino
Material Montessori
O material para as aulas é multissensorial. A criança literalmente vê e sente, mediante o material didático preparado, o tema a ser aprendido, indo além do ensino tradicional. Sua função é estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto, ou seja, a função de ajudar a despertar o desejo de aprender. Os materiais foram cientificamente elaborados pela Dra Maria Montessori e exploram algumas áreas tais como as sensoriais, as linguísticas, as matemáticas, as geométricas, as históricas, e as ciências da natureza.
Vida prática
A sala de aula da vida prática é destinada às crianças para que se tornem independentes. Nesta sala são praticados exercícios com objetos/materiais que a criança encontra em casa, como pequenos jarros para a prática de versar, pratos, vassouras, escova, sapatos, alimentos, flores e plantas, além dos telaios que ensinam a abotoar, costurar dentre outras atividades da vida cotidiana da criança. O objetivo da vida prática é alcançar a felicidade da criança, que percebe a capacidade de executar tarefas de adultos e de autocuidado.
Ambientes preparados
Salas de aula amplas e preparadas, ambiente estimulante e interativo. Todo o material Montessori é organizado pedagogicamente de modo especial, em prateleiras e estantes que progridem do mais concreto ao mais abstrato, deixando todos os recursos ao alcance das crianças.
Confira as aulas especializadas que oferecemos a seu filho na escola
Cozinha Experimental
Quanto mais amplo o vocabulário, mais fácil se torna a iniciação na leitura. Por isso, desenvolver o vocabulário do nosso aluno é uma parte fundamental das nossas salas de aula multissensoriais.
Em seus estudos, Maria Montessori demonstrou que a idade ideal para iniciar uma criança na leitura e na escrita é dos 3 anos e meio até os 5 anos e meio.
Nessa faixa etária, os pequenos estão muito interessados pelas sensações que a linguagem provoca: os sons, o movimento das mãos ao escrever, a força para segurar um lápis, as formas das letras no papel.
Inglês
As aulas de Inglês para crianças devem ser comunicativas e lúdicas, afim de que elas se envolvam.
Algumas ideias interessantes e diferentes para interagir com as crianças de forma divertida são as “Cooking Classes” (aulas de culinária) e as festas culturais. Dessa maneira, o aluno vivencia a cultura e quer, cada vez mais, experimentar o idioma aprendido.
Por meio de materiais ao seu alcance, na própria sala montessoriana, através dos sentidos visuais, materiais sensoriais, aulas de vida prática, multidisciplinaridade e dinâmicas em grupo, os pequenos aprendem na prática e têm a oportunidade de aplicar o idioma aprendido.
Além disso, nossos alunos têm a oportunidade de experimentar em uma aula dinâmica e interativa com o meio em que eles estarão.
Psicomotricidade
A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o indivíduo através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A comunicação não-verbal é a primeira linguagem da criança, é ela que estabelece a interação emocional e social com o outro. O movimento torna-se gesto e a interação com o outro acontece.
Um bom exemplo disso é que a criança, quando está no processo de aprendizagem, precisa interagir com outros coleguinhas. Para isso, ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas pelos gestos também.
Na sala de aula, quando os fatores psicomotores, lateralidade, noção do corpo, organização espacial, são estimulados, desenvolvidos, refinados, a concentração se expande e as funções executivas vão sendo exercitadas a favor da criança.
Artes
Quando trabalhadas e estimuladas desde a mais tenra idade, as crianças são capazes de, na vida adulta, tornar-se portadoras dos verdadeiros valores essenciais à vida. Assim, a Arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade; além, é claro, de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria. A arte e seus elementos estão presentes no dia a dia desses pequenos, como nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos.
O objetivo é que essa disciplina apresente às crianças o conhecimento de suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.
Educação Musical
A música na educação infantil envolve várias áreas de conhecimento. Por meio do desenvolvimento da autoestima, a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolver o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.