Ah, a música! Um despertar de sensações. Ela inspira, traz lembranças, influencia o estado emocional e potencializa o desenvolvimento das crianças.

A ideia de que toda criança tem potencial musical e que todas elas são capazes de aprender e se expressar musicalmente permeia o Método Montessori. As aulas de música, ministradas por um especialista em música, acontecem em grupos de várias idades. A hora de praticar essas lições faz parte da programação diária das crianças.

As atividades musicais são respeitadas no mesmo nível de qualquer outra forma de aprendizado. Os professores apoiam e incentivam os esforços musicais da criança. As crianças aprendem com música, aprendem sobre música e aprendem por música.

O que a música tem a ver com desenvolvimento?

A música é uma ocorrência natural e importante no crescimento e desenvolvimento das crianças. Algumas investigações de Maria Montessori evidenciaram que a exposição precoce à música mostrou ter um impacto positivo sobre as crianças; sua consciência emocional, corporal, senso de si e do ambiente.

Segundo o psicólogo da Universidade de Harvard Howard Gardner (1983), “a inteligência musical é igual em importância à inteligência lógico-matemática, inteligência linguística, inteligência espacial, inteligência cinestésica-corporal, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal”. Isso ocorre porque a música promove todas essas coisas.

Quando estamos envolvidos com a musicalidade, seja ouvindo, dançando, cantando ou tocando um instrumento, envolvemos todas as partes do nosso cérebro. Esquerda, direita, frente e verso. Isso porque o ato de fazer música é uma habilidade criativa e cognitiva. Todo o cérebro está trabalhando de uma só vez!

Todas as habilidades a seguir se desenvolvem enquanto a criança canta e dança:

A música é fundamental na educação infantil, ajudando as crianças a se desenvolverem de várias maneiras, incluindo habilidades de resolução de problemas e lógica. A aquisição da linguagem é aprimorada à medida que as crianças aprendem músicas com vocabulário e rima variados. As lições culturais são enriquecidas com canções sobre continentes, planetas, respeito pela Terra e muito mais.

As atividades musicais são incluídas no cotidiano da sala de aula de Montessori e respeitadas tanto quanto outras disciplinas do currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *