Embora tenhamos a tendência de pensar que trabalhar e brincar são oposição um ao outro, eles são mais eficazes quando estão reunidos. Aí reside a genialidade dos materiais Montessori. Ao desenvolver tarefas de aprendizagem que unem o trabalho e a brincadeira, Montessori conseguiu mobilizar a motivação pessoal da criança para o propósito de aprendizagem social. Isto é, o trabalho Montessoriano não busca o entreter crianças como socialmente se compreende. Está envolvendo o conceito de aplicar uma atividade intelectual que pressupõe envolvimento neurofuncional e fruir, ou seja: desfrutar prazerosamente do trabalho Montessoriano aguçando sensibilidade, percepção, imaginação, criatividade e descoberta de conceitos e sua aplicação.
Através do trabalho montessoriano, as crianças aprendem sobre o seu mundo, sobre elas mesmas e sobre os outros. O método desenvolvido por Montessori ensina as crianças a:
• Descobrirem como as coisas funcionam;
• Pensarem em novas ideias;
• Adquirirem controle muscular e força;
• Usarem a imaginação;
• Resolverem problemas;
• Aprenderem a cooperar com os outros.
É importante que os pais se lembrem de disponibilizar para a criança ferramentas reais, de tamanho adaptado para os pequenos, como copos, talheres, pratos, regadores de plantas, vassouras, etc. Outro ponto crucial a ser considerado é a organização do ambiente. Como já mencionamos em artigos anteriores, é fundamental para o bom desenvolvimento da criança que ela já cresça com senso de ordem. Para isso, os pais podem etiquetar prateleiras e estantes com imagens ilustrativas do que deve ser guardado ali. Organizar o espaço de modo que a criança possa se movimentar a transportar objetos com segurança também é importante.
A criança sente orgulho de ser dona de seus brinquedos, sendo assim os pais podem ensiná-la a cuidar de seus pertences e orientar sobre o uso correto de cada brinquedo, para evitar que eles estraguem e precisem ser substituídos com frequência. Caso a criança cometa erros, esta será a oportunidade certa para ensiná-la pacientemente a executar as tarefas da maneira correta. Desta forma a criança sente-se segura para tentar novamente.