Educação para a vida.

Seu email está SEGURO

Converse com a sua família sobre Montessori

O Método Montessori está se tornando cada dia mais popular, mas, como qualquer “novidade”, algumas pessoas ainda têm reservas. Você que decidiu optar por uma educação montessoriana para o seu filho pode experimentar algumas dessas reservas vindas por parte de familiares e amigos. O melhor a fazer é conversar com sua família e amigos e compartilhar tudo aquilo que você já sabe!

Seja aberto e disposto a compartilhar suas experiências

Parece bobagem, mas pense bem, você realmente já conversou com a sua família sobre o porquê de escolher o Método Montessori? Provavelmente não. Portanto mostre a eles alguns artigos, blogs, depoimentos, vídeos e fotos que sejam esclarecedores. Esteja disponível para compartilhar o que você e seu filho vivenciam e o que esperam da metodologia.

Não absorva comentários negativos

Muitas vezes as pessoas têm uma opinião negativa sobre algo antes mesmo de saberem o que é. Não sinta culpa, nem absorva os comentários negativos. Quando você decidir se sentar e conversar com sua família e amigos para falar sobre Montessori, use uma linguagem iniciante e apenas explique as partes fundamentais do método.

Fale sobre as mudanças

Se você está tentando praticar 100% da filosofia Montessori, provavelmente será bastante rigoroso quanto aos presentes que entram em sua casa em aniversários, época de Natal e outros feriados. Converse com seus familiares e explique sua posição. Você pode sugerir uma lista de presentes adequados com o Método Montessori nos convites de aniversário por exemplo. Quando você vive um estilo de vida diferente de seus familiares e amigos você deve falar claramente sobre suas escolhas e decisões, para que elas sejam compreendidas e respeitadas.

Seja sempre gentil. Lembre-se de que relacionamentos e amizades são mais importantes que um presente inapropriado. Nossos filhos estão nos observando e olhando para nós enquanto lidamos com situações difíceis e resolvemos nossos conflitos.

Lidere pelo exemplo! Se você aderiu ao Método Montessori compartilhe com as pessoas próximas os motivos que o levaram a fazer essa escolha. O que é bom merece ser compartilhado!

Agende uma Visita

[Guia] Dicas de férias