Lições de Educação e Cortesia

Educação e cortesia são parte integrante do currículo Montessori, começando na sala de aula da primeira infância e continuando nos níveis elementares. Maria Montessori afirmava que “considerando o método como um todo, devemos começar nosso trabalho preparando a criança para as formas de vida social e devemos atrair sua atenção para isso”. Com base nisso, são ensinadas lições que ajudam as crianças a aprenderem estratégias sociais para que possam construir amizades e interações com outras pessoas, de forma saudável ao longo de sua vida.

As aulas de educação e cortesia são dadas em grupo como uma encenação. Elas são uma parte importante do currículo de vida prática do Método Montessori. De fato, as habilidades que as crianças aprendem como parte do programa dessas aulas são tão importantes quanto o raciocínio lógico, música e idiomas. Isso ocorre porque as lições sobre educação e cortesia fornecem às crianças instruções explícitas sobre como interpretar e reagir a diferentes situações e comportamentos sociais.

Crianças entre dois e meio e seis anos estão no período sensitivo para aprender cortesia e boas maneiras. É por isso que o foco para essa faixa etária se baseia em fornecer aos alunos o vocabulário e os recursos necessários para desenvolver suas habilidades interpessoais para se integrar ao ambiente.

Na educação montessoriana, as aulas de educação e cortesia são apresentadas em pequenos grupos pelo educador, que desempenha diferentes situações sociais. Exemplos de lições de educação e cortesia incluem, entre outras coisas, aprender a:

1) Dizer sempre “por favor” e “obrigado”;

2) Cumprimentar-se;

3) Quando necessário, interromper educadamente uma pessoa envolvida em alguma atividade;

4) Apresentar amigos e conhecidos;

5) Aprender a esperar;

Através das lições de educação e cortesia, a criança é capaz de desenvolver e refinar habilidades sociais enquanto constrói autoestima e independência. Essas lições também respondem às perguntas das crianças sobre como elas pertencem e participam do mundo em geral. Em resumo, as aulas fornecem às crianças habilidades sociais que elas levarão por toda a vida. Como afirma Maria Montessori: “uma criança que se torna mestre de seus atos por meio de repetidos exercícios de educação e cortesia, e que é incentivada pelas atividades agradáveis ​​e interessantes em que se envolveu, é uma criança cheia de saúde e alegria, e notável por sua calma e disciplina”.

Mas e em casa, como você pode fazer sua parte? Nós temos algumas dicas:

1. Ensine seu filho sobre a forma adequada para receber visitas;
  2. Incentive seu filho a se preocupar com as chateações dos colegas e oferecer ajuda;
  3. Ensine seu filho a trazer algo até você, carregando o objeto com as duas mãos e entregando cuidadosamente;
  4. Oriente seu filho sobre os modos à mesa, demonstrando como puxar uma cadeira e colocá-la de volta.

Não somente nesses aspectos, mas em todos os outros que você julgar necessário, oriente seu filho em casa, com paciência e dedicação, para reforçar as noções de educação e cortesia aprendidas na escola.