15 livros para ler com o filho durante a alfabetização

Tempo de leitura: 6 minutos

Como pai, como mãe, você já deve saber que o gosto pela leitura surge desde a mais tenra idade nas crianças, né? Mesmo antes de aprender a ler, os pequenos que recebem os estímulos adequados em casa e na escola passam a valorizar os livros e a riqueza narrativa que eles contêm.

A leitura é um instrumento de descoberta do mundo! Estórias, contos e poemas estimulam a empatia e a imaginação infantil, e quando lidas pelos pais ou na companhia deles, criam um laço familiar cujos efeitos positivos permanecem durante todas as fases da vida.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 15 livros para alfabetização, ou melhor, que vão contribuir para esse processo e instigar em seu filho o interesse pela leitura!

1. Abecedário de Bichos

O Abecedário dos bichos brasileiros é uma obra de Geraldo Valério, publicada pela Martins Fontes, que combina o alfabeto com os animais da fauna brasileira. As belíssimas ilustrações são do biólogo Humberto Conzo Júnior. Do mesmo autor e com uma proposta similar, há também o Abecedário das aves brasileiras.

2. Alfabarte

De Anne Guéry e‎ Olivier Dussutour, Alfabarte é uma publicação interativa da Companhia das Letrinhas que mistura arte e linguagem. Ao esconder letras em quadros e ilustrações, os autores proporcionam aos pequenos uma aventura de descoberta visual.

3. Lá vem história

Lá vem história, de Heloisa Pietro, também publicado pela Companhia das Letrinhas, é uma coletânea de contos que traz clássicos como O Negrinho do Pastoreio e Macunaíma e outras histórias fantásticas para o público infantil.

4. Clara

Que criança nunca sonhou em ser grande? Clara aborda justamente esse desejo dos pequenos de bancar os adultos de uma forma leve e divertida. Os autores são Ilan Brenman e Silvana Rando, e a publicação é da Brinque Books.

5. Cada bicho seu capricho

Nesse livro de Marina Colasanti, publicado pela Global Editora, as crianças conhecem os animais, suas características e ainda se divertem com rimas e aliterações, aprendendo, assim, a sonoridade e o ritmo das palavras.

6. Marcelo, marmelo, martelo  

Da autora Ruth Rocha, Marcelo, marmelo, martelo traz um dos personagens mais divertidos da literatura infantil nacional: Marcelo, o menino que desejava dar novos nomes a tudo que o rodeava. Publicação da Editora Salamandra.

7. Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos

Edição exclusiva da Cosac Naify, esse livro reúne mais de 100 contos dos irmãos Grimm traduzidos diretamente do alemão. As ilustrações são do ilustrador pernambucano J. Borges.

8. Coleção Estrelinha – Volume 2

A Coleção Estrelinha é segmentada em três níveis, que evoluem do mais simples ao mais complexo em termos linguísticos. Cada volume reúne seis títulos, e entre os livros do segundo volume, destacamos A arara cantora, A onça e a anta e O macaco medroso, da autora Sônia Junqueira.

9. O menino maluquinho

Do cartunista Ziraldo, O menino maluquinho é uma série de revistas em quadrinhos baseada no livro de mesmo nome publicado em 1980. A saga do menino foi adaptada para o cinema em 1995 e 1997. A versão online pode ser conferida no site de Ziraldo!

10. Boa Noite, Coruja!

De Pat Hutchins, o livro traz o conto acumulativo — no qual a mesma história se repete para mais de um personagem — de uma coruja que quer dormir, mas não consegue por conta do barulho feito pelos outros animais da floresta. A publicação é da Martins Fontes.

11. Houdelier.com

No site houdelier.com, a psicóloga e web designer brasileira Cláudia Houdelier criou um espaço para compartilhar audiobooks, artesanato e diversas outras publicações relacionadas às artes. Destacamos a sessão de audiobooks infantis disponibilizados em português que engloba títulos como A Pequena Sereia e Alice no País das Maravilhas.

12. Bem Lá no Alto

Bem lá no alto, de Susanne Strasser, traduzido por Julia Bussius, conta a história de um urso faminto que avistou um delicioso bolo, mas que não podia alcançá-lo sozinho. As ilustrações são da própria autora. O livro foi publicado pela Companhia das Letrinhas.

13. Eu sou assim e vou te mostrar

De Heinz Janisch, Eu sou assim e vou te mostrar apresenta as partes do corpo humano às crianças de forma lúdica, brincando com rimas e com a sonoridade das palavras. O livro também ressalta as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e os outros animais. Publicado pelo grupo Brinque Books.

14. Leo e a baleia

Do ilustrador Benji Davies e traduzido por Marília Garcia, esse livro traz um emocionante conto sobre a amizade entre um menino que gosta de narrar histórias, uma baleia que é uma excelente ouvinte, e seu pai, que é um pescador.  

15. A história dos pingos  

Clássico de Mary França, A história dos pingos traz as personalidades e as cores de cada um dos sete pingos: Pingo de Flor; Pingo de Lua; Pingo de Ouro; Pingo de Sol; Pingo de Fogo; Pingo de Céu; e Pingo de Mar.  Publicado pela Global Editora.

As pérolas contidas nos livros para alfabetização

Você já conhece alguns dos títulos listados acima, certo? É possível que você já os tenha lido ou folheado quando criança. Há obras tão belas que encantam mais de uma geração.  

Entenda que as pérolas contidas nesses livros infantis não necessariamente são as palavras ou as ilustrações, mas o sentimento de descoberta, de admiração e de maravilha que o conjunto da obra instiga nas crianças. É nessa fase de alfabetização que a imaginação começa a criar asas e a criança amplia seu horizonte de possibilidades. Por isso a leitura é tão importante.

Reforçamos que o momento da leitura em família também é um grande incentivador para que, mais tarde, a criança associe literatura com prazer, e tenha outras preferências além da televisão, do videogame e do smartphone. Além disso,  sabemos que a leitura ajuda no desenvolvimento da escrita e na capacidade de articulação e argumentação.

Os livros para alfabetização, portanto, não ficam conosco somente na infância, mas permanecem por anos e anos como memórias vivas, alegres, e faróis de imaginação e descobertas.

Gostaria de saber como encorajamos a leitura na escola Montessori? Então agende uma visita e converse com um de nossos professores!

1 comentário


  1. Ainda não conheço, me interesso muito , já ouvi falar e fiz a pesquisa para melhor entender.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *