Artigos

Quem quer brincar de música?

Quem quer brincar de música?

4 minutos A música proporciona às crianças, não apenas coordenação e ritmo, mas também brincadeiras infinitas. Além de uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, ainda canaliza sentimentos, emoções, e desenvolve a socialização e a interação. Mais do que uma imersão em um mundo lúdico, a música, para as crianças, é fonte de benefícios imensuráveis. A música na Educação Infantil Apesar do foco na Educação Infantil, é quase impossível não se reconhecer os benefícios da música em qualquer idade. A aquisição de noções de percepção Continue lendo

Chá dos Avós: um evento muito montessoriano

Chá dos Avós: um evento muito montessoriano

4 minutos Os dias 23 e 24 de agosto foram bastante movimentados para as crianças da Escola Infantil Montessori. Por certo, um evento delicioso foi a causa de tudo isso: o Chá dos Avós. As crianças estiveram envolvidas em cada atividade, desde a idealização até a preparação do encontro. Se, por um lado, houve um grande esforço para fazer um ótimo trabalho, por outro lado, a diversão foi a palavra de ordem. Mais que fortalecer o vínculo com seus avós, as crianças ainda puderam Continue lendo

Crianças em casa? Montessori em prática!

Crianças em casa? Montessori em prática!

4 minutos Implementar o método Montessori em casa, pressupõe que o adulto assuma uma posição de respeito com o desenvolvimento da criança e possibilite que ela tenha espaço e oportunidades para praticar atividades que “fogem” dos modelos de educação tradicionais. Essa prática, muitas vezes, é mais desafiadora para os pais do que para as próprias crianças. Por isso, trouxemos dicas importantes para que sua casa se transforme em um ambiente preparado para o aprendizado: Desacelere Planeje menos, explore a vida com seu filho em Continue lendo

O tempo de cada criança e a necessidade da repetição

O tempo de cada criança e a necessidade da repetição

3 minutos “A mente leva algum tempo para desenvolver interesse, ser acionada, aquecer-se em um assunto, alcançar um estado de trabalho lucrativo. Se neste momento houver interrupção, não apenas um período de trabalho lucrativo será perdido, mas a interrupção produzirá uma sensação desagradável, idêntica à fadiga.” – Dra. Maria Montessori Com base em suas experiências de observação de crianças durante um período ininterrupto de trabalho, Montessori escreveu: “Cada vez que ocorria uma polarização da atenção, a criança começava a ser completamente transformada, a se Continue lendo

Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

2 minutos Como assim: aluno e criança são diferentes? Vamos analisar sob a perspectiva Montessoriana da infância e do papel da criança. Maria Montessori, ao analisar o instinto infantil para o trabalho disse: “A criança é, por natureza, uma trabalhadora, e quando trabalhando de acordo com sua natureza, pode realizar uma grande quantidade de trabalho sem nunca sentir fadiga. Quando trabalha dessa maneira, mostra-se feliz e torna-se curada de certas anomalias psíquicas e, curando-se delas, entra em uma forma de vida mais natural “. Continue lendo

O Método Montessori e o Mindfulness

O Método Montessori e o Mindfulness

2 minutos Valorizar o desenvolvimento integral da criança é o propósito do Método Montessori, isto é, trabalhar aspectos intelectuais, emocionais, físicos e sociais. Montessori se baseia na visão da criança como um ser que tem sede de aprender, e seu objetivo é apoiar e orientar esse desejo em um ambiente cuidadosamente preparado. Muitos dos elementos da educação montessoriana promovem naturalmente o Mindfulness, traduzido como “a atenção plena”, que é uma qualidade de atenção ativa e focada no momento presente. Nas práticas Montessori e na Continue lendo

Desenvolvendo habilidades na cozinha – Vida Prática Montessori

Desenvolvendo habilidades na cozinha – Vida Prática Montessori

3 minutos Cozinhar pode ser uma experiência sensorial incrível! Afinal, existe outra atividade em que a criança possa usar tão bem todos os seus sentidos? Visão, audição, olfato, paladar e tato? O fato é que cozinhando a criança pode desenvolver muitas habilidades enquanto se diverte e se sente importante em seu meio. Ao contrário do que se pensa, os pequenos têm total condição de auxiliar nas atividades de casa e contribuir para o preparo de um lanche ou refeição em família. Escola Montessoriana – Continue lendo

A musicalização e seu papel no desenvolvimento cognitivo da criança

A musicalização e seu papel no desenvolvimento cognitivo da criança

3 minutos Ah, a música! Um despertar de sensações. Ela inspira, traz lembranças, influencia o estado emocional e potencializa o desenvolvimento das crianças. A ideia de que toda criança tem potencial musical e que todas elas são capazes de aprender e se expressar musicalmente permeia o Método Montessori. As aulas de música, ministradas por um especialista em música, acontecem em grupos de várias idades. A hora de praticar essas lições faz parte da programação diária das crianças. As atividades musicais são respeitadas no mesmo Continue lendo

Como o Método Montessori ajuda seu filho a crescer socialmente?

Como o Método Montessori ajuda seu filho a crescer socialmente?

5 minutos Um dos benefícios mais comuns que os pais citam como motivo para matricular seus filhos na educação infantil é o crescimento social que eles esperam que os pequenos desfrutem. Afinal, nossos filhos podem “florescer” na vida à medida que desenvolvem habilidades sociais eficazes para interagir com outras crianças e adultos. Sendo assim, a escola primária oferece oportunidades diárias para que a criança pratique a cooperação com os outros e aprenda a “navegar” em sua vida social com facilidade. Qual o diferencial de Continue lendo

A importância do sono para o desenvolvimento da criança

A importância do sono para o desenvolvimento da criança

5 minutos Ao atribuirmos o termo “Montessori” ao sono, geralmente nos referimos ao desenvolvimento da independência da criança com relação ao sono e à hora de dormir. O conceito principal é considerar que as crianças podem ter o poder de seguir sua janela de sono hormonal e permitir que se autorregulem. Assim, a adaptação do Método Montessori ao sono pode ser bem-sucedida, desde que você escolha estratégias com quais se sinta confortável e que sejam adequadas à personalidade do seu filho. Ter rotinas consistentes Continue lendo