Artigos

Por que o Método Montessori incentiva os materiais sensoriais?

Por que o Método Montessori incentiva os materiais sensoriais?

2 minutos Segundo Maria Montessori, as experiências sensoriais começam logo quando a criança nasce. As crianças usam seus sentidos para estudar seu ambiente. Ao participar de atividades sensoriais, elas podem obter conscientemente informações claras que as ajudam a classificar seus arredores. Essas classificações servem como trampolins para a inteligência organizada, o que dá aos pequenos a capacidade de se adaptarem ao seu ambiente. Por que o trabalho sensorial é importante? Atividades sensoriais são usadas no aprendizado Montessori para ajudar as crianças a desenvolverem o Continue lendo

Experiências científicas em casa

Experiências científicas em casa

4 minutos “O que é um cientista? Damos o nome de cientista ao tipo de homem que considerou o experimento um meio de orientá-lo a pesquisar a profunda verdade da vida, levantar um véu de seus segredos fascinantes e quem, nessa busca, sentiu surgir dentro dele um amor pelos mistérios da natureza, tão apaixonado que aniquilou o pensamento de si mesmo.” (Maria Montessori) Maria Montessori via todas as crianças como pequenos cientistas, os melhores e mais curiosos exploradores do mundo. Ciência, arte e matemática Continue lendo

Desenvolvimento de funções executivas

Desenvolvimento de funções executivas

2 minutos Montessori oferece uma educação completa para as crianças. Um exemplo primordial é o fato de que a pedagogia montessoriana apoia naturalmente o desenvolvimento de funções executivas do cérebro infantil. A função executiva é extremamente importante para o desenvolvimento completo do ser humano e geralmente é composta por três funções principais: controle inibitório, memória operacional e flexibilidade cognitiva. O controle inibitório pode ser dividido em autocontrole e atenção seletiva. O autocontrole é a capacidade da criança de dominar seus próprios impulsos e a Continue lendo

Os primeiros passos na matemática

Os primeiros passos na matemática

2 minutos Grande parte do currículo de Montessori baseia-se em oferecer às crianças materiais concretos primeiro e depois oportunidades para trabalhar com conceitos mais abstratos. Isso não é diferente quando se trata de matemática. Matemática é feita de lógica, sequência e ordem. Na metodologia Montessori, afirma-se que a criança tem uma “mente matemática” e um impulso interno para entender o ambiente ao seu redor. Portanto, pode-se dizer que as crianças têm uma atração inata pela matemática. Suas mentes estão cheias de energia que os Continue lendo

O caminho da escrita até a leitura

O caminho da escrita até a leitura

2 minutos O ambiente Montessori é rico em linguagem. Seja através de conversas ou brincadeiras, a criança é cercada por vocabulário no caminho da escrita até a leitura na sala de aula Montessoriana. Maria Montessori acreditava que a escrita vem antes da leitura. Para ela a escrita representa a expressão do pensamento das crianças, enquanto a leitura é uma habilidade para interpretar os pensamentos dos outros. Escrever é um processo de desenvolvimento infantil Enquanto “tagarelar” representa o desenvolvimento da linguagem oral, o rabisco pode Continue lendo

As bases do aprendizado Montessori

As bases do aprendizado Montessori

4 minutos Maria Montessori observou que a criança adquire linguagem rapidamente desde o nascimento até os seis anos de idade sem nunca ter sido ensinada, e acreditava que esse fenômeno fornecia evidências para sua teoria sobre a Mente Absorvente (Montessori, 1949). Em sua obra “A Mente Absorvente” a autora afirma que as crianças desde o nascimento até os três anos, inconscientemente, absorvem seu ambiente e se moldam a partir de qualquer informação e estímulo com que possam entrar em contato. Portanto, como os linguistas Continue lendo

Uma festa de aniversário Montessoriana

Uma festa de aniversário Montessoriana

2 minutos Todo mundo quer ser lembrado e querido no dia especial em que nasceu. A festa de aniversário para Maria Montessori é considerada como a “Celebração da Vida” e é uma maneira adorável e diferente de comemorar o aniversário de uma criança em um ambiente escolar, ou até mesmo em casa. As crianças gostam de ouvir sobre suas jornadas desde o nascimento até os dias atuais. Elas querem ouvir histórias, ver fotos e resgatar memórias boas. Elas querem saber o quanto são queridas Continue lendo

Brincadeiras de Festa Inspiradas na Natureza

Brincadeiras de Festa Inspiradas na Natureza

3 minutos Vai receber os amigos ou primos do seu filho em casa para passarem o dia ou comemorarem um aniversário? Então é hora de colocar a criatividade em prática e planejar atividades divertidas para manter as crianças entretidas. Uma boa ideia são as brincadeiras inspiradas na natureza, que podem ser feitas dentro de casa e as crianças vão adorar! Com recursos naturais e criatividade você consegue bolar atividades que vão prender a atenção nos pequenos e fazer com que eles se divirtam durante Continue lendo

Fazer um museu da natureza

Fazer um museu da natureza

2 minutos Para Maria Montessori existe uma necessidade incontestável das crianças: a de aproveitar e explorar o mundo! É preciso apenas alguns minutos ao ar livre para testemunhar a alegria e a vitalidade que as crianças exibem assim que lhes é permitida a liberdade em um ambiente ao ar livre. Além de poder pular, correr, escalar e gastar bastante energia ao ar livre, as crianças também adoram descobrir tudo o que existe na natureza: animais, insetos, plantas, cores, texturas, flores, odores… existe um mundo Continue lendo

Trabalhar no jardim da família

Trabalhar no jardim da família

4 minutos A natureza é um elemento importante na educação montessoriana. Ao observar uma semente florescer, você testemunha um dos muitos milagres da natureza. Da mesma forma, perceber que você é capaz de fornecer à natureza os cuidados e nutrientes adequados para que ela se transforme é emocionante e te causa a sensação de realização. Na Escola Infantil Montessori nosso jardim e horta ao ar livre permitem que as crianças experimentem esses sentimentos diariamente. Uma ótima maneira de incorporar os princípios ambientais da educação Continue lendo