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Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

Infância Montessori: diferença entre a criança e o aluno

2 minutos Como assim: aluno e criança são diferentes? Vamos analisar sob a perspectiva Montessoriana da infância e do papel da criança. Maria Montessori, ao analisar o instinto infantil para o trabalho disse: “A criança é, por natureza, uma trabalhadora, e quando trabalhando de acordo com sua natureza, pode realizar uma grande quantidade de trabalho sem nunca sentir fadiga. Quando trabalha dessa maneira, mostra-se feliz e torna-se curada de certas anomalias psíquicas e, curando-se delas, entra em uma forma de vida mais natural “. Continue lendo

O Método Montessori e o Mindfulness

O Método Montessori e o Mindfulness

2 minutos Valorizar o desenvolvimento integral da criança é o propósito do Método Montessori, isto é, trabalhar aspectos intelectuais, emocionais, físicos e sociais. Montessori se baseia na visão da criança como um ser que tem sede de aprender, e seu objetivo é apoiar e orientar esse desejo em um ambiente cuidadosamente preparado. Muitos dos elementos da educação montessoriana promovem naturalmente o Mindfulness, traduzido como “a atenção plena”, que é uma qualidade de atenção ativa e focada no momento presente. Nas práticas Montessori e na Continue lendo

Desenvolvendo habilidades na cozinha – Vida Prática Montessori

Desenvolvendo habilidades na cozinha – Vida Prática Montessori

3 minutos Cozinhar pode ser uma experiência sensorial incrível! Afinal, existe outra atividade em que a criança possa usar tão bem todos os seus sentidos? Visão, audição, olfato, paladar e tato? O fato é que cozinhando a criança pode desenvolver muitas habilidades enquanto se diverte e se sente importante em seu meio. Ao contrário do que se pensa, os pequenos têm total condição de auxiliar nas atividades de casa e contribuir para o preparo de um lanche ou refeição em família. Escola Montessoriana – Continue lendo

A musicalização e seu papel no desenvolvimento cognitivo da criança

A musicalização e seu papel no desenvolvimento cognitivo da criança

3 minutos Ah, a música! Um despertar de sensações. Ela inspira, traz lembranças, influencia o estado emocional e potencializa o desenvolvimento das crianças. A ideia de que toda criança tem potencial musical e que todas elas são capazes de aprender e se expressar musicalmente permeia o Método Montessori. As aulas de música, ministradas por um especialista em música, acontecem em grupos de várias idades. A hora de praticar essas lições faz parte da programação diária das crianças. As atividades musicais são respeitadas no mesmo Continue lendo

Como o Método Montessori ajuda seu filho a crescer socialmente?

Como o Método Montessori ajuda seu filho a crescer socialmente?

5 minutos Um dos benefícios mais comuns que os pais citam como motivo para matricular seus filhos na educação infantil é o crescimento social que eles esperam que os pequenos desfrutem. Afinal, nossos filhos podem “florescer” na vida à medida que desenvolvem habilidades sociais eficazes para interagir com outras crianças e adultos. Sendo assim, a escola primária oferece oportunidades diárias para que a criança pratique a cooperação com os outros e aprenda a “navegar” em sua vida social com facilidade. Qual o diferencial de Continue lendo

A importância do sono para o desenvolvimento da criança

A importância do sono para o desenvolvimento da criança

5 minutos Ao atribuirmos o termo “Montessori” ao sono, geralmente nos referimos ao desenvolvimento da independência da criança com relação ao sono e à hora de dormir. O conceito principal é considerar que as crianças podem ter o poder de seguir sua janela de sono hormonal e permitir que se autorregulem. Assim, a adaptação do Método Montessori ao sono pode ser bem-sucedida, desde que você escolha estratégias com quais se sinta confortável e que sejam adequadas à personalidade do seu filho. Ter rotinas consistentes Continue lendo

Quem foi Maria Montessori e qual o seu legado?

Quem foi Maria Montessori e qual o seu legado?

3 minutos Poucos nomes no cenário internacional de educação são tão difundidos e respeitados como o de Maria Montessori. Ela foi a criadora da metodologia que embasa a prática pedagógica em nossa escola. Uma mulher, médica e educadora revolucionária para seu tempo e contexto social, que trabalhou pela valorização da autonomia infantil e defendeu durante anos o desenvolvimento da independência das crianças. O interesse pela educação infantil Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, na Itália, e foi a primeira mulher de seu país Continue lendo

Converse com a sua família sobre Montessori

Converse com a sua família sobre Montessori

2 minutos O Método Montessori está se tornando cada dia mais popular, mas, como qualquer “novidade”, algumas pessoas ainda têm reservas. Você que decidiu optar por uma educação montessoriana para o seu filho pode experimentar algumas dessas reservas vindas por parte de familiares e amigos. O melhor a fazer é conversar com sua família e amigos e compartilhar tudo aquilo que você já sabe! Seja aberto e disposto a compartilhar suas experiências Parece bobagem, mas pense bem, você realmente já conversou com a sua Continue lendo

Por que o Método Montessori incentiva os materiais sensoriais?

Por que o Método Montessori incentiva os materiais sensoriais?

2 minutos Segundo Maria Montessori, as experiências sensoriais começam logo quando a criança nasce. As crianças usam seus sentidos para estudar seu ambiente. Ao participar de atividades sensoriais, elas podem obter conscientemente informações claras que as ajudam a classificar seus arredores. Essas classificações servem como trampolins para a inteligência organizada, o que dá aos pequenos a capacidade de se adaptarem ao seu ambiente. Por que o trabalho sensorial é importante? Atividades sensoriais são usadas no aprendizado Montessori para ajudar as crianças a desenvolverem o Continue lendo

Experiências científicas em casa

Experiências científicas em casa

4 minutos “O que é um cientista? Damos o nome de cientista ao tipo de homem que considerou o experimento um meio de orientá-lo a pesquisar a profunda verdade da vida, levantar um véu de seus segredos fascinantes e quem, nessa busca, sentiu surgir dentro dele um amor pelos mistérios da natureza, tão apaixonado que aniquilou o pensamento de si mesmo.” (Maria Montessori) Maria Montessori via todas as crianças como pequenos cientistas, os melhores e mais curiosos exploradores do mundo. Ciência, arte e matemática Continue lendo