O Método Montessori e o Mindfulness

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Valorizar o desenvolvimento integral da criança é o propósito do Método Montessori, isto é, trabalhar aspectos intelectuais, emocionais, físicos e sociais.

Montessori se baseia na visão da criança como um ser que tem sede de aprender, e seu objetivo é apoiar e orientar esse desejo em um ambiente cuidadosamente preparado.

Muitos dos elementos da educação montessoriana promovem naturalmente o Mindfulness, traduzido como “a atenção plena”, que é uma qualidade de atenção ativa e focada no momento presente.

Nas práticas Montessori e na atenção plena, a atenção ao presente, o aqui e agora, é um elemento-chave. O treinamento da atenção plena envolve levar a consciência à experiência sensorial.

Em uma sala de aula montessoriana, as crianças aprendem a fazer distinções das informações que recebem através de seus sentidos. O sabor de uma fruta, a cor de uma flor, o barulho do vento, o canto de pássaro, a sensação da água molhando as mãos, enfim, estas e outras experiências são oportunidades que a criança encontra para se tornar consciente do mundo ao seu redor.

E como é trabalhada a atenção plena com crianças?

O site americano Psychology Today, relacionado à psicologia, afirma que “a atenção plena é um estado de atenção ativa e aberta no presente. Quando você está atento, observa seus pensamentos e sentimentos à distância, sem julgá-los bons ou ruins. Em vez de deixar sua vida passar por você, atenção significa viver o momento e despertar para a experiência.”

Estar atenta exige que a criança esteja consciente sensorialmente. As lições e atividades sensoriais de Montessori servem para isolar cada sentido, para que cada um possa ser totalmente explorado e internalizado pela criança. Os termos ‘áspero’ e ‘suave’ ou ‘doce’ e ‘azedo’ assumem um significado diferente no ambiente Montessori, à medida que a criança explora e faz distinções finas com a prática de exercícios sensoriais.

Atividades como o “Jogo do Silêncio” e a “Linha Montessoriana” ajudam a criança a focar seus pensamentos para dentro e a ter consciência de seu corpo no espaço. São exercícios comuns nas salas de aula Montessori que auxiliam a criança a se tornar plenamente consciente do ambiente que a rodeia. Essas atividades oferecem às crianças amplas oportunidades para unir seu corpo, mente e espírito e ajudá-las a se tornarem “donas” de si mesmas.

Essa consciência de si e dos outros se desenvolve também nas lições de Graça e Cortesia de Montessori. Por meio delas, as crianças se conscientizam de como suas ações afetam diretamente as pessoas ao seu redor.

O fluxo de atividades diversas requer que a atenção da criança e do adulto que observa se concentre no presente imediato. O controle do erro nos materiais e as atividades típicas do Método Montessori priorizam consistentemente o foco da criança nos trabalhos que realiza.

Neste sentido, podemos afirmar seguramente que algumas atividades Montessori se assemelham bastante às práticas de atenção plena.

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