Quem quer brincar de música?

A música proporciona às crianças, não apenas coordenação e ritmo, mas também brincadeiras infinitas. Além de uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, ainda canaliza sentimentos, emoções, e desenvolve a socialização e a interação. Mais do que uma imersão em um mundo lúdico, a música, para as crianças, é fonte de benefícios imensuráveis.

A música na Educação Infantil

Apesar do foco na Educação Infantil, é quase impossível não se reconhecer os benefícios da música em qualquer idade. A aquisição de noções de percepção espacial, matemática e linguagem é constatada, com efeito, pelo estímulo de áreas cerebrais específicas. Na infância, tudo isso pode e deve ser utilizado em benefício da alfabetização e do desenvolvimento perceptivo, intelectual e criativo.

Portanto, a música pode contribuir, sobremaneira, com o processo de aprendizado das crianças. É um ótimo recurso para torná-las autônomas e, assim, protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Entretanto, esta linguagem deve ser explorada e experimentada também de maneira única, extrapolando o conceito de coadjuvante de outras descobertas.

O potencial da música no desenvolvimento infantil

A música tem a capacidade de despertar, discernir e direcionar emoções. Tanto em adultos, quanto em crianças, ela tem o dom de mudar a vibração interior para novos estados. Seja para alegria, melancolia, empolgação ou relaxamento, seja para concentração, seu poder é enorme.

As crianças, por outro lado, passam a conhecer e compreender novas dimensões da existência, através da percepção musical. Ao mesmo tempo, despertam para aspectos variados do ambiente, do cotidiano, da expressão corporal e comportamental.

Podemos citar como benefícios da música, especialmente no desenvolvimento infantil:

• Valorização da expressão corporal;
  • Ampliação da fala e do vocabulário;
  • Estímulo à criatividade;
  • Capacidade de concentração;
  • Aprendizagem lógico-matemática;
  • Facilidade para trabalho em grupo;

A função essencial da música para Maria Montessori

Para Montessori, a educação musical não está ligada apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também à formação integral da criança. Desde os “Sinos” Montessori, a música é reconhecida como um elemento essencial para uma educação que prioriza liberdade, autonomia e participação.

Esses aspectos estão sempre presentes no pensamento motessoriano e na concepção de “Plano Cósmico”, base da metodologia. Assim, a música permeia a Educação Infantil, para compor atividades que estimulam a descoberta do próprio corpo e dos movimentos. Em contrapartida, auxilia na potencialização do desenvolvimento cognitivo e no protagonismo.

O planeta Terra é totalmente composto por elementos animados e, portanto, a mobilidade pode ser considerada uma manifestação de vida. Por isso, o movimento estimulado pela música é visto como um fundamento essencial para a Educação Infantil. De fato, a criança desenvolve sua inteligência através do movimento, o que favorece a evolução psíquica e gera mais ação.

Desenvolvimento cognitivo e autonomia das crianças

As aulas de música estimulam habilidades, como a atenção e a concentração, permitindo um grande aprendizado através da audição. Na Educação Infantil, pode-se verificar que, através delas, as crianças conseguem:

• Mais destreza no uso de ferramentas,
  • Articular melhor a linguagem, com o apoio das rimas e canções infantis;
  • Desenvolver ainda mais a coordenação motora;
  • Aumentar a sociabilidade, com atividades coletivas;
  • Desenvolver a capacidade crítica e o controle das emoções.

A autoeducação, assim como o autoconhecimento e a autoexploração são pilares que promovem a formação integral da criança. Dentro do conceito de “Educação Cósmica”, esse, então, é o objetivo primário e fundamental da escola infantil. Nesse sentido, a música proporciona uma série de recursos para um desenvolvimento harmonioso e para a aquisição de múltiplas habilidades.

A Escola Infantil Montessori e o “Plano Cósmico”

Para Maria Montessori, assim como a linguagem, a música também distingue os humanos dos outros animais. Acima de tudo, ajuda a formar integralmente e contribui para o desenvolvimento perceptivo, intelectual e criativo da criança. Do mesmo modo, ajuda a refinar as faculdades psicomotoras e promove o seu crescimento social.

Na Escola Infantil Montessori, buscamos um desenvolvimento infantil autônomo e equilibrado. Nas aulas de Música, os pequenos aprendem e se divertem com atividades criativas, desafiadoras e estimulantes.