Ensino

Quem quer brincar de música?

Quem quer brincar de música?

4 minutos A música proporciona às crianças, não apenas coordenação e ritmo, mas também brincadeiras infinitas. Além de uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, ainda canaliza sentimentos, emoções, e desenvolve a socialização e a interação. Mais do que uma imersão em um mundo lúdico, a música, para as crianças, é fonte de benefícios imensuráveis. A música na Educação Infantil Apesar do foco na Educação Infantil, é quase impossível não se reconhecer os benefícios da música em qualquer idade. A aquisição de noções de percepção Continue lendo

Brinquedos infantis como ferramentas educativas

Brinquedos infantis como ferramentas educativas

4 minutos A educação infantil é uma fase fundamental na formação das crianças. De fato, é nessa etapa que elas começam a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Dessa maneira, um elemento imprescindível para tornar o ambiente escolar propício para o desenvolvimento é o brinquedo. Com efeito, os brinquedos infantis ajudam as crianças a aprender, se divertir e explorar o mundo à sua volta. Eles são ferramentas importantes para o desenvolvimento, pois estimulam a criatividade, a imaginação e a concentração. Exatamente por isso, os Continue lendo

Um raio-x da sala de aula Montessori

Um raio-x da sala de aula Montessori

Vamos nos dedicar a explicar porque e como a sala de aula Montessori vai muito além de um espaço físico composto por recursos didáticos. Pronto para um raio-x da sala de aula montessoriana? Preparado para se surpreender?

Psicomotricidade: a comunicação através do movimento

Psicomotricidade: a comunicação através do movimento

3 minutos Você já ouviu falar em Psicomotricidade, certo? Essa palavra é usada com frequência no cenário educacional atual. É comum que professores e pedagogos se referirem à psicomotricidade como algo fundamental ao desenvolvimento infantil. Mas você, pai, mãe, leitor ou leitora de nosso blog, saberia explicar o significado do termo? Não? Então anota aí: A psicomotricidade é ao mesmo tempo uma ciência e uma abordagem pedagógica. Ciência porque se dedica ao estudo dos movimentos humanos e de sua relação com a psique. Abordagem Continue lendo