Vida prática: como desenvolver a independência e o autocuidado

O conceito de vida prática é tão onipresente na metodologia criada por Maria Montessori — e também em nosso dia a dia aqui na escola —, que já dedicamos um artigo a ele aqui no blog!

Hoje, portanto, nossa abordagem será um pouco distinta. Vamos falar sobre as atividades de vida prática desenvolvidas aqui na Escola Infantil Montessori e como elas estão relacionadas aos seguintes aspectos:

• Autocuidado
  • Coordenação motora
  • Meio ambiente
  • Comunicação

Ao final da leitura, você poderá ver alguns de nossos pequenos com a “mão na massa”!

As atividades para o autocuidado

Quando falamos em vida prática, estamos nos referindo às atividades do cotidiano. São aquelas tarefas rotineiras, que para nós, adultos, já viraram hábito, mas que proporcionam grandes oportunidades de aprendizado para as crianças.

Sabe aquelas ações que a maioria das pessoas realiza em piloto automático? Pois é, para as crianças, elas são ensaios de descoberta e interação com o mundo.

É o caso de amarrar os próprios sapatos, abotoar roupas, pentear os cabelos, vestir-se, lavar as mãos e escovar os dentes. Esses momentos dedicados a si mesmo são os primeiros passos na jornada do autocuidado.

O cuidado com o meio ambiente

Aqui, entram atividades que facilitam o contato da criança com o mundo ao seu redor. Regar plantinhas, semear, limpar o espaço em que se brinca; tudo isso faz com que nos sintamos mais conectados e em harmonia com o ambiente que nos cerca. Com as crianças, não seria diferente.

vida-pratica-ambiente

O trato com o ambiente se desdobra em atividades inspiradoras, que trazem equilíbrio, que levam à reflexão. Como você verá a seguir, aqui na escola, o cuidado com o meio ambiente é muito presente no cotidiano dos pequenos.

As habilidades comunicativas

As habilidades comunicativas são desenvolvidas individual ou coletivamente, à medida que a criança interage com as pessoas que a cercam e se expressa livremente, seja por meio do desenho, da música, da dança ou da colaboração com os colegas.

Aqui na Escola Infantil Montessori, a arte desempenha um papel fundamental nesse desabrochar comunicativo.

Um exemplo de espaço para o desenvolvimento das habilidades comunicativas é o cantinho da leitura, onde que os pequenos podem ouvir estórias e ter contato com livros infantis.

As atividades para a coordenação motora

Nas atividades para a coordenação motora, as crianças aprendem a manipular objetos delicados, a servir os próprios lanches e a transferir líquidos de um recipiente para outro.

Tarefas como correr, caminhar, dançar treinam a coordenação motora grossa, que diz respeito aos movimentos mais amplos de nosso corpo e ao equilíbrio.

Há também atividades importantes para desenvolver a coordenação motora fina, que são os movimentos mais sutis das mãos. É o caso do movimento dos dedos em formato de pinça, que os pequenos fazem quando transferem grãos de feijão ou arroz de um recipiente para o outro.

Esse movimento é um treino para a escrita que virá mais tarde!

A vida prática na Escola Infantil Montessori

Percebeu como as atividades da vida prática idealizadas por Maria Montessori auxiliam no desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e motor das crianças?

Agora veja como elas são parte do cotidiano aqui da escola!

Quer aprender mais sobre as atividades de vida prática no ensino Montessori? Entre em contato conosco e agende uma visita. Teremos muita satisfação em explicar o método e mostrar como é o dia a dia aqui da escola!