7 atividades de vida prática para fazer em casa com os filhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você já é nosso leitor,  se já nos acompanha aqui no blog, sabe que buscamos sempre elucidar os aspectos que tornam a metodologia montessoriana única, certo?

Pois bem, iniciaremos este ano letivo falando do conceito de “vida prática”. Você o conhece? Na metodologia Montessori, atividades de “vida prática” fazem parte do dia a dia dos pequenos em sala de aula, contudo, como veremos, eles podem ser feitos em casa também.

Quer descobrir como? Então reserve uns minutinhos e venha conosco para mais um momento de aprendizado compartilhado!

O conceito de vida prática

Aqui no blog, já falamos algumas vezes sobre a “autonomia” e o quão fundamental ela é na educação. Pois saiba que ambos os conceitos – o de vida prática e o de autonomia – andam de mãos dadas na escola Montessori.

Quando falamos em “atividades de vida prática”, estamos nos referindo a um modo de preparar as crianças para as atividades do cotidiano, que fazem parte da rotina de qualquer pessoa.

Pentear os cabelos, vestir-se, alimentar-se, organizar os próprios brinquedos, e conviver bem com os colegas, professores e familiares. É natural que na metodologia montessoriana algumas atividades sejam criadas para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de seu filho para que ele seja capaz de realizar essas tarefas.

Ninguém deseja criar um filho que espera pelos outros para fazer tudo, não é verdade? Esse modelo de educação pode até ter tido quórum no passado, mas certamente não é compatível com o século XXI. As atividades da vida prática são, portanto, uma maneira de auxiliar as crianças a serem autoconfiantes e proativas.

É por isso que atividades de vida prática podem ser feitas em qualquer momento e em qualquer ambiente, e não só na escola.

Quer saber quais são elas? Então siga em frente!

1. Separando feijões

Veja quantos tipos de feijão há na sua casa. Se houver dois tipos, como o preto e vermelho, por exemplo, organize três potes sobre uma bandeja grande.

No recipiente do meio, deposite um punhado de cada tipo de feijão e peça para seu filho separá-los, com uma pinça, palitinhos japoneses ou com os próprios dedos.

Dê as instruções e deixe seu filho fazer, demonstrando o que não está indo bem em um eventual caso de dúvida, mas não corrigindo o tempo todo.  Assim, ele estará exercitando o autocontrole, a concentração e as coordenação motora fina.

2. Abotoando roupas

Geralmente, o quadro de abotoar, tal qual aparece nas imagens relacionadas à vida prática, é algo mais trabalho de se conseguir. Mas você pode utilizar um material muito melhor, que com certeza já possui em sua casa: um casaco de inverno com botões grandes.

Coloque-o sobre a cama ou sofá e convide seu filho a abotoar e desabotoar. Como na atividade anterior, dê os direcionamentos, mas não fique cobrando o tempo todo. Deixe que ele siga seu curso e perceba, ao errar, o que precisa ser feito diferente.

Para a criança, é comum confundir casas e botões. Mas lembre-se o erro é uma parte natural do aprendizado, tão natural quanto o acerto. Encoraje-o e comemore com ele suas conquistas!

3. Descascando bananas

Corte uma banana inteira — com casa e tudo — em rodelas finas, coloque-as sobre uma tábua de cozinha ou bandeja e peça para seu filho ir descascando cada uma delas.

As cascas podem ser acumuladas em um recipiente separado para uso posterior. Depois de descascada, a fruta pode ser consumida ou você pode convidá-lo para aproveitar os resíduos e fazer um bolo ou pão de banana.

Cozinhar juntos pode ser um bom momento de aproximação entre vocês!

4. Transferindo água com uma esponja

Nessa atividade, encha uma vasilha com água e coloque-a na frente de seu filho ao lado de uma vazia. O desafio é passar toda água de um recipiente para o outro com uma esponja, e depois retorná-la.

Essa atividade pode gerar alguma confusão inicial, até a criança entender que é preciso espremer a esponja para que ela absorva melhor o líquido. Explique que a mão deve funcionar como uma ferramenta a fim de transferir todo o líquido sem derramar e demonstre como fazer antes de iniciar.

5. Manejando líquidos

Outra atividade envolvendo líquidos é a transferência do conteúdo de uma jarra para outra. Aqui, a jarra pode ser de cerâmica, vidrou ou plástico. Mas atenção: caso decida utilizar cerâmica e vidro, explique bem o procedimento e supervisione a execução, pelo menos inicialmente.

Caso opte por uma jarra de plástico, deixe ao lado de seu filho uma pequena toalha, para que ele possa limpar o que for derramado. O interessante  é que a criança aprenda a manejar objetos com líquido.

6. Abrindo cadeados

Não sabe o que fazer com cadeados e fechaduras soltas que possam ter sobrado de alguma reforma ou construção? Simples: um exercício de vida prática.

Separe os cadeados e misture as chaves. O desafio de seu filho é combiná-los e abrir e fechar novamente todos os cadeados.

7. Trabalhando no jardim

Você sabia que trabalhar com a terra e com a natureza é uma das atividades mais cativantes para os pequenos? Andar descalço, por exemplo, é uma ação que deve ser estimuladas sempre que possível.

Se você mora em um apartamento, mantenha algumas plantas em vasos e chame seu filho para molhá-las com você. Se mora em uma casa e possui um espaço de cultivo, convide-o para plantar mudinhas, regá-las e extrair ervas daninhas. O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil!

Bem, como vimos, as atividades da vida prática são técnicas de aprendizado que ajudam a desenvolver as habilidades necessárias para uma vida autônima e autoconfiante. Trata-se de uma abordagem fundamental na metodologia Montessori, mas que pode ser reproduzida em casa, proporcionando momentos de companheirismo e cooperação.

Saber cuidar de si mesmo, do ambiente a sua volta e ser educado em relação aos outros são grandes responsabilidades que, com sua ajuda, vão brotar naturalmente em seu filho!

Já conhece a metodologia de nossa escola e gostaria de saber como aplicar Montessori em seu dia a dia? Então baixe nosso e-book Montessori em casa: como começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.