5 brincadeiras sensoriais montessorianas

Tempo de leitura: 3 minutos

Para Maria Montessori, as brincadeiras eram parte importante do desenvolvimento cognitivo infantil. É brincando que a criança descobre o mundo e estabelece seu primeiro contato com as diferentes texturas, formatos e temperaturas dos elementos que estão ao seu redor.  

Pensando nisso, trouxemos cinco ideias de brincadeiras montessorianas para você experimentar com seu filho. Lembre-se: ter contato com diversos materiais é essencial para que os pequenos desenvolvam habilidades motoras e perceptivas.

Acompanhe e inspire-se!

1. Esmagando tinta com os pés

Essa atividade pode ser feita tanto com bebês de um a dois anos quanto com crianças de dois a quatro anos; porém a execução será um pouco diferente.

Com os bebês, coloque vários pingos de tinta (de diferentes cores) sobre uma cartolina e depois cubra tudo com um único plástico transparente. Leve o bebê a andar sobre o plástico e a pisar nas gotas de tinta, esmagando-as e formando uma mistura de cores sob seus pés.

Já com crianças mais velhas, é possível fazer a mesma brincadeira sem o plástico, permitindo que elas transformem as gotas em pegadas coloridas. No entanto, como essa atividade pode resultar em bastante bagunça e sujeira, programe-se para executá-la num ambiente que seja fácil de limpar depois.

2. Frutinhas na gelatina

Além de prender a atenção dos pequenos, essa brincadeira é muito gostosa e educativa. Faça uma travessa grande de gelatina e depois pique tudo em cubinhos, insira na mistura pedaços pequenos de diferentes frutas, como carambola, morango, uva e maçã. A tarefa de seu filho, então, será explorar a gelatina, encontrar as frutinhas e experimentar a mistura!

Crianças de até três anos adorarão essa explosão de cores e sabores.

3. Bambolê sensorial

Essa brincadeira é um grande sucesso entre os pequenos! O processo de confecção do bambolê é bastante simples, porém demanda algum tempo. Amarre várias fitas e retalhos de tecidos coloridos de diferentes comprimentos em um bambolê e deixe que seu filho exercite a imaginação ao experimentar o objeto, correndo, saltitando e rodando ao ar livre.  

É uma atividade recomendada para crianças de dois a quatro anos.

4. Desenhos com pedaços de papel

Corte vários pedaços de papel de presente, daqueles bem coloridos, e coloque à disposição da criança uma cartolina branca. Peça para ela pode fazer uma colagem a partir dos pedaços ou preencher com eles um desenho já pronto.

Como será preciso utilizar cola, essa brincadeira é recomendada para crianças de três a cinco anos.

5. Galhos enrolados

Colha alguns galhos de árvore pequenos e separe novelos de lã e linhas coloridas. A atividade consiste em enrolar os pedaços de madeira em seus mais diferentes formatos com o material, fio a fio. Ao final, você terá um belo arranjo de galhos coloridos, que pode ser utilizado para decorar o quarto de seu filho!

Essa atividade será mais prazerosa para crianças a partir dos quatro anos!

Gostou de nossas ideias? Então aqui vai outra: durante as atividades de colagem de papeis e galhos de lã, que podem ser feitas dentro de casa e demandam mais atenção, coloque uma música relaxante no ambiente para estimular a concentração!

Não é preciso muito para estimular os sentidos das crianças. De fato, é possível criar brincadeiras montessorianas com materiais que você normalmente descartaria, como pedaços de papel, plástico e tecido.

Conhece alguma brincadeira multissensorial que não mencionamos? Compartilhe conosco deixando um comentário neste post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.