Desfralde: etapa natural da criança

Fase natural do amadurecimento infantil

Dentro da abordagem montessoriana, a criança é sempre protagonista do seu desenvolvimento. Com o desfralde, não é diferente. Cabe aos pais, cuidadores e à escola oferecer todos os recursos necessários para que o processo aconteça naturalmente.

O desfralde em ambiente montessoriano

A observação é, certamente, a principal ferramenta para conhecer a criança e acompanhar seu amadurecimento emocional. Cada pequeno ser é único e, como tal, reage à sua maneira a cada estágio de seu desenvolvimento. Assim, não há necessidade de ansiedade ou excesso de expectativas.

Para que o desfralde aconteça de forma independente, a criança deve entender o que fazer e porque fazer.  Por isso, o melhor caminho é conversar naturalmente, explicando os motivos pelos quais ela não precisa mais da fralda. Crianças são naturalmente curiosas e, à sua própria maneira, compreendem aquilo que está sendo colocado de forma clara e leve.

A imitação e o interesse pelos rituais facilitam o desfralde

As crianças percebem os rituais que os adultos seguem e elas não. Tentam imitar, sobretudo, o que os pais e pessoas próximas fazem. Sendo assim, é preciso facilitar o acesso da criança a esse novo ritual, deixando um peniquinho ou adaptador disponível.

É possível observar que elas começam a reproduzir algumas ações, como tirar as calças ou sentar no acessório. Para ajudar, é bom vesti-las com roupas fáceis de tirar e colocar, de maneira que o façam por si mesmas.

Entre 18 e 24 meses, a criança começa a se interessar pelas atividades que envolvem o banheiro. A partir daí, uma vez que esse interesse é identificado, começa o aprendizado que levará, de forma natural, ao desfralde.

Desfralde com independência

Chegou a hora de introduzir algumas informações e instruções a respeito das necessidades fisiológicas. Nessa fase, a criança já pode aprender o que é o cocô e o xixi e porque eles são naturais. Podem compreender, por exemplo, para que se sentar no vaso sanitário ou penico e para que serve o papel higiênico. Além disso, o momento pode ser utilizado para as primeiras noções de higiene, como a importância de lavar as mãos.

A autonomia é a base do método Montessori, portanto ressalta a importância de esperar a criança estar pronta. Apressá-la pode criar insegurança e complicar o aprendizado. Em contrapartida, a atenção também é fundamental para não perder os sinais físicos e subliminares que criança emite. Nesse caso, por hesitação ou desconhecimento, os responsáveis podem deixar passar o momento ideal, comprometendo os bons resultados.

Paciência e compreensão são fundamentais

É essencial, principalmente, que pais e educadores sejam pacientes e compreensivos. Afinal, acidentes e escapes acontecerão com frequência e isso é normal. Porém, com tranquilidade, sem pressa, respeitando o tempo e o espaço da criança, a aprendizagem será natural e gratificante.

Os principais sinais físicos que indicam que o pequeno está pronto para o desfralde são:

• Equilíbrio para caminhar;
  • Subir e descer escadas alternando os pés;
  • Fralda mais seca, a cada troca;
  • Mudança de comportamento que sinaliza que a criança está fazendo cocô;
  • A fralda começa a incomodar.

Ao apresentar esses indícios, a criança provavelmente estará pronta para essa etapa. Entretanto, é ela própria que vai dirigir o processo de desfralde, em seu próprio ritmo e sem pressão. Aos pais cabe apoiar, compreender e comemorar cada vitória de seus filhos, com amor e serenidade.

Conheça a proposta pedagógica da Escola Infantil Montessori.