Chá dos Avós: um evento muito montessoriano

Os dias 23 e 24 de agosto foram bastante movimentados para as crianças da Escola Infantil Montessori. Por certo, um evento delicioso foi a causa de tudo isso: o Chá dos Avós. As crianças estiveram envolvidas em cada atividade, desde a idealização até a preparação do encontro.

Se, por um lado, houve um grande esforço para fazer um ótimo trabalho, por outro lado, a diversão foi a palavra de ordem. Mais que fortalecer o vínculo com seus avós, as crianças ainda puderam desenvolver a criatividade e o senso de organização. Além disso, compartilhando conversas e experiências, os pequenos começam a aprender a valorizar, respeitar e cuidar dos mais idosos.

Chá dos Avós reforça a perspectiva educacional montessoriana

Os avós desempenham um papel bastante importante no desenvolvimento das crianças, pois constituem uma segunda geração de adultos na família. Sendo assim, os avós representam a experiência de vida e uma atitude de mais calma e sabedoria, cumplicidade e carinho. Na verdade, para a maioria das pessoas, muitas das lembranças de infância têm um cheirinho de avós.

Com efeito, enquanto pais e mães trabalham, diversas vezes são eles os mais presentes no círculo familiar. Sendo assim, para a criança, que possui, segundo Maria Montessori, uma “Mente Absorvente”, este convívio contribui para uma forma positiva de autoeducação. É assim, pela interação com o ambiente e observação das pessoas, que os pequenos se moldam como seres humanos. A vivência com os avós cria ternas recordações, enquanto enriquece o mundo que as crianças observam e do qual aprendem.

O processo educativo montessoriano

A criança, no Método Montessori, é, sem dúvida, a protagonista do seu próprio processo educativo. De fato, a perspectiva montessoriana a vê com um ser ativo, que ajuda a preparar a humanidade para o futuro. Assim como o conjunto de princípios que norteia a pedagogia montessoriana ajuda a tornar mais clara essa perspectiva educacional.

Autoeducação

Essa é a base do processo educativo montessoriano. A Escola Infantil Montessori, por exemplo, confia na criança. Sabemos que, a partir da observação, ela é capaz de aprender de forma livre e independente. Com este propósito, criamos oportunidades para que a criança possa:

• Explorar, experimentar, tentar e testar, livremente;
  • Perceber os próprios erros e corrigi-los de forma espontânea;
  • Superar suas pequenas dificuldades, de acordo com seu próprio ritmo.

Educação Cósmica

A princípio, as crianças nascem interessadas por tudo ao seu redor, e percebem que todas as coisas estão interconectadas. Estimular essa visão permite à criança desenvolver um senso de gratidão e união com o mundo. Ou seja, os pequenos reconhecem a existência de uma relação harmônica entre indivíduo, natureza e sociedade.

Educação como Ciência

A educação tradicional é baseada em crenças e experiências que são cômodas para os adultos, mas frustrantes para as crianças. Por outro lado, no processo educativo montessoriano, elas atingem excelente desempenho acadêmico e sentem prazer em estar na escola. Isso é, antes de mais nada, o resultado de uma abordagem científica baseada nos estágios de desenvolvimento cognitivo infantil.

Ambiente Preparado

Para o método Montessori, liberdade é algo muito importante. Para alcançá-la, entretanto, é preciso que a criança desfrute de um ambiente preparado, seguro e nutritivo.  Dessa maneira, ela pode ser livre para se desenvolver, sem a ajuda ou autorização do adulto.

Adulto Preparado

O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca em seus atos as indicações de suas necessidades. Portanto, é um adulto que aceitou e realizou em si mesmo uma transformação interior.

Benefícios da Educação Montessoriana

A infância é muito mais prazerosa quando a criança tem liberdade para conhecer a vida do seu próprio jeito. Acima de tudo, o desabrochar infantil acontece com segurança, calma e confiança, pois a criança desenvolve:

• Autoestima e resistência à ansiedade;
  • Reconhecimento de seus próprios limites;
  • Persistência, percepção e observação;
  • Refinamento das habilidades motoras, concentração e senso de ordem;
  • Independência;
  • Sensibilidade e respeito ao próximo.

Escola Infantil Montessori: educação para a vida

A Escola Infantil Montessori trabalha em prol de um desenvolvimento infantil espontâneo e equilibrado, dentro de um ambiente educacional preparado. Aqui, a criança se empenha, com concentração e alegria, em atividades interessantes, desafiadoras e estimulantes. Como resultado, conquista independência, iniciativa, autodisciplina, generosidade, prazer pelo esforço e confiança em si mesma.