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Quem foi Maria Montessori e qual o seu legado?

Quem foi Maria Montessori e qual o seu legado?

3 minutos Poucos nomes no cenário internacional de educação são tão difundidos e respeitados como o de Maria Montessori. Ela foi a criadora da metodologia que embasa a prática pedagógica em nossa escola. Uma mulher, médica e educadora revolucionária para seu tempo e contexto social, que trabalhou pela valorização da autonomia infantil e defendeu durante anos o desenvolvimento da independência das crianças. O interesse pela educação infantil Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, na Itália, e foi a primeira mulher de seu país Continue lendo

Converse com a sua família sobre Montessori

Converse com a sua família sobre Montessori

2 minutos O Método Montessori está se tornando cada dia mais popular, mas, como qualquer “novidade”, algumas pessoas ainda têm reservas. Você que decidiu optar por uma educação montessoriana para o seu filho pode experimentar algumas dessas reservas vindas por parte de familiares e amigos. O melhor a fazer é conversar com sua família e amigos e compartilhar tudo aquilo que você já sabe! Seja aberto e disposto a compartilhar suas experiências Parece bobagem, mas pense bem, você realmente já conversou com a sua Continue lendo

Por que o Método Montessori incentiva os Materiais de Educação Sensorial?

Por que o Método Montessori incentiva os Materiais de Educação Sensorial?

2 minutos Segundo Maria Montessori, as experiências com os Materiais de Educação Sensorial começam logo quando a criança nasce. As crianças usam seus sentidos para estudar seu ambiente. Ao participar de atividades com Materiais de Educação Sensorial, elas podem obter conscientemente informações claras que as ajudam a classificar seus arredores. Essas classificações servem como trampolins para a inteligência organizada, o que dá aos pequenos a capacidade de se adaptarem ao seu ambiente. Por que o trabalho com Materiais de Educação Sensorial é importante? Atividades Continue lendo

Experiências científicas em casa

Experiências científicas em casa

4 minutos “O que é um cientista? Damos o nome de cientista ao tipo de homem que considerou o experimento um meio de orientá-lo a pesquisar a profunda verdade da vida, levantar um véu de seus segredos fascinantes e quem, nessa busca, sentiu surgir dentro dele um amor pelos mistérios da natureza, tão apaixonado que aniquilou o pensamento de si mesmo.” (Maria Montessori) Maria Montessori via todas as crianças como pequenos cientistas, os melhores e mais curiosos exploradores do mundo. Ciência, arte e matemática Continue lendo

Desenvolvimento de funções executivas

Desenvolvimento de funções executivas

2 minutos Montessori oferece uma educação completa para as crianças. Um exemplo primordial é o fato de que a pedagogia montessoriana apoia naturalmente o desenvolvimento de funções executivas do cérebro infantil. A função executiva é extremamente importante para o desenvolvimento completo do ser humano e geralmente é composta por três funções principais: controle inibitório, memória operacional e flexibilidade cognitiva. O controle inibitório pode ser dividido em autocontrole e atenção seletiva. O autocontrole é a capacidade da criança de dominar seus próprios impulsos e a Continue lendo

Os primeiros passos na matemática

Os primeiros passos na matemática

2 minutos Grande parte do currículo de Montessori baseia-se em oferecer às crianças materiais concretos primeiro e depois oportunidades para trabalhar com conceitos mais abstratos. Isso não é diferente quando se trata de matemática. Matemática é feita de lógica, sequência e ordem. Na metodologia Montessori, afirma-se que a criança tem uma “mente matemática” e um impulso interno para entender o ambiente ao seu redor. Portanto, pode-se dizer que as crianças têm uma atração inata pela matemática. Suas mentes estão cheias de energia que os Continue lendo

O caminho da escrita até a leitura

O caminho da escrita até a leitura

2 minutos O ambiente Montessori é rico em linguagem. Seja através de conversas ou brincadeiras, a criança é cercada por vocabulário no caminho da escrita até a leitura na sala de aula Montessoriana. Maria Montessori acreditava que a escrita vem antes da leitura. Para ela a escrita representa a expressão do pensamento das crianças, enquanto a leitura é uma habilidade para interpretar os pensamentos dos outros. Escrever é um processo de desenvolvimento infantil Enquanto “tagarelar” representa o desenvolvimento da linguagem oral, o rabisco pode Continue lendo

As bases do aprendizado Montessori

As bases do aprendizado Montessori

4 minutos Maria Montessori observou que a criança adquire linguagem rapidamente desde o nascimento até os seis anos de idade sem nunca ter sido ensinada, e acreditava que esse fenômeno fornecia evidências para sua teoria sobre a Mente Absorvente (Montessori, 1949). Em sua obra “A Mente Absorvente” a autora afirma que as crianças desde o nascimento até os três anos, inconscientemente, absorvem seu ambiente e se moldam a partir de qualquer informação e estímulo com que possam entrar em contato. Portanto, como os linguistas Continue lendo

Uma festa de aniversário Montessoriana

Uma festa de aniversário Montessoriana

2 minutos Todo mundo quer ser lembrado e querido no dia especial em que nasceu. A festa de aniversário para Maria Montessori é considerada como a “Celebração da Vida” e é uma maneira adorável e diferente de comemorar o aniversário de uma criança em um ambiente escolar, ou até mesmo em casa. As crianças gostam de ouvir sobre suas jornadas desde o nascimento até os dias atuais. Elas querem ouvir histórias, ver fotos e resgatar memórias boas. Elas querem saber o quanto são queridas Continue lendo

Uma festa de aniversário Montessoriana

2 minutos Todo mundo quer ser lembrado e querido no dia especial em que nasceu. A festa de aniversário para Maria Montessori é considerada como a “Celebração da Vida” e é uma maneira adorável e diferente de comemorar o aniversário de uma criança em um ambiente escolar, ou até mesmo em casa. As crianças gostam de ouvir sobre suas jornadas desde o nascimento até os dias atuais. Elas querem ouvir histórias, ver fotos e resgatar memórias boas. Elas querem saber o quanto são queridas Continue lendo