Uma festa de aniversário Montessoriana

Todo mundo quer ser lembrado e querido no dia especial em que nasceu. A festa de aniversário para Maria Montessori é considerada como a “Celebração da Vida” e é uma maneira adorável e diferente de comemorar o aniversário de uma criança em um ambiente escolar, ou até mesmo em casa.

As crianças gostam de ouvir sobre suas jornadas desde o nascimento até os dias atuais. Elas querem ouvir histórias, ver fotos e resgatar memórias boas. Elas querem saber o quanto são queridas e como nossa vida e mundo são melhores porque nasceram em nossa família ou agora pertencem à nossa classe. A Celebração da Vida Montessori é a maneira perfeita de fazer isso, mas como ela acontece?

As escolas Montessori normalmente usam velas, etiquetas e um globo para ajudar a demonstrar a passagem do tempo e o crescimento da criança desde o nascimento até a festa de aniversário. Em preparação para a Celebração da Vida, os pais do aniversariante são convidados a trazerem uma fotografia para cada ano de vida da criança e escrever uma história curta para acompanhar as fotos, com isso é feita a caminhada ao redor do sol.

É uma maneira significativa de promover a compreensão da passagem do tempo e uma ótima forma de introduzir os conceitos de meses, dias, Terra, sol, e como a terra gira em torno do sol. O objetivo deste ritual de aniversário é ajudar os alunos a reconhecerem como cresceram e mudaram desde que nasceram, para ajudá-los a entender por que eles se tornaram um ano mais velhos e para promover um senso de comunidade e celebração no ambiente de sala de aula de Montessori.

Caminhada de aniversário ao redor do sol

Uma vela representando o sol se acende no meio de um círculo formado por etiquetas com cada mês do ano. As crianças e os professores sentam-se ao redor do “sol” e dos meses do ano, enquanto o aniversariante fica ao lado do mês de seu nascimento segurando um globo que representa a Terra.

O aniversariante é instruído a segurar o globo com cuidado, enquanto o adulto explica às crianças que a Terra orbita ao redor do sol e essa rotação leva um ano para se completar. Essencialmente, a caminhada da criança representa a Terra girando em torno do sol e mais um ano que se passou. No início desta atividade, os alunos são informados de que o aniversariante está esperando para nascer e, no seu aniversário, ele começa a caminhada. Então, caminha ao redor do sol uma vez para cada ano de sua vida, e enquanto isso, o professor fala sobre o que a criança estava fazendo quando tinha aquela idade.

Quando é chegada a idade atual da criança, todo mundo canta parabéns, ela apaga a vela e faz um desejo de aniversário. É um ritual adorável e faz com que o aniversariante se sinta valorizado e especial!