Tempo de leitura: 2 minutos
Método Montessori é o nome atribuído ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizado por Maria Montessori, uma italiana que há cem anos desenvolveu uma nova abordagem de educação, que tem como alicerce o encorajamento e o respeito.
Nascida na Itália em 1870, em uma época em que o país vivia um conservadorismo relacionado às mulheres, Montessori rompeu os obstáculos que encontrou e foi a primeira mulher italiana a se formar em medicina.
Nos primeiros anos após sua formação, trabalhou na Universidade de Roma, e lá tinha contato frequente com crianças de famílias pobres. Esse contato possibilitou uma percepção fundamental para Montessori, de que toda criança nasce com um potencial humano incrível, que apenas poderá ser desenvolvido a partir de estimulações corretas na primeira infância.
Nesta época a educação tinha como característica a rigidez, utilizando-se em alguns casos de castigos físicos nos métodos educacionais, entretanto, Montessori transformou os rumos da educação tradicional incentivando o desenvolvimento do potencial criativo da criança desde os primeiros anos de vida, elaborando e aperfeiçoando técnicas de aprendizagem que buscavam a harmonia entre atividade, liberdade e individualidade.
Em 1907 criou a “Casa dei Bambini” (Casa das crianças), localizada em uma das piores favelas de Roma. Lá, Montessori ensinava crianças maiores a ajudar nas tarefas do dia a dia, e percebeu que mesmo crianças entre 3 e 4 anos se interessavam por atividades práticas da vida. Sendo assim, ela priorizava atividades que proporcionassem o desenvolvimento do senso de independência nas crianças.
Esse método proporcionou à educação um caráter científico fundamentado em observações empíricas e levantamento de hipóteses acerca do processo de ensino, visto que observando a criança o educador deveria refletir sobre as formas de potencializar seu desenvolvimento. Após investir horas em observações e interações com as crianças, Montessori concluiu que elas passam por diferentes estágios de desenvolvimento, e cada um deles tem a sua especificidade. Crianças educadas por meio deste método, geralmente, demonstram comportamento calmo, responsável, espontâneo e independente.
A partir de 1940 o Método Montessori se difundiu pelo mundo e tornou-se internacionalmente respeitado.