6 curiosidades sobre a Escola Infantil Montessori que você não sabia

Tempo de leitura: 6 minutos

A Escola Infantil Montessori é um ambiente projetado para a concretização dos princípios montessorianos, como educação cósmica, educação para a paz e educação para a autonomia.

Já explicamos a importância de cada um desses princípios aqui no blog!

Há, contudo, alguns aspectos práticos de nosso dia a dia que talvez você ainda não conheça. É por isso que decidimos abordar, neste artigo, algumas curiosidades sobre a Escola Infantil Montessori!

Vamos juntos mais uma vez? Tenha uma boa leitura.

1. O método Montessori como base para o desenvolvimento integral do aluno

Você sabia que muitos dos pais de nossos alunos são entusiastas da metodologia de ensino criada pela Dr. Maria Montessori? Isso porque quem conhece a escola e vê o método sendo aplicado na prática se encanta.

A metodologia montessoriana permite um aprendizado mais orgânico, intuitivo e integral, justamente porque prioriza a vivência do aluno, o contato com a natureza, as habilidades socioafetivas e o aprendizado sensorial.  

Dra. Maria Montessori viu e ouviu as crianças e, consequentemente, percebeu suas necessidades reais. As ideias dessa revolucionária educadora são a base para todas as atividades, materiais, eventos e dinâmicas que realizamos.

Quem garante a excelência na aplicação do método é a pedagoga, especialista em Montessori e fundadora da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana), Talita de Almeida. Além de supervisionar o funcionamento da escola e dar apoio à coordenação pedagógica em suas visitas periódicas, Talita assessorou a construção de nossos espaços, garantindo que cada um deles atendesse aos requisitos para aplicação do método.  

2. As atividades enriquecedoras são como os galhos de uma árvore

Uma das curiosidades sobre a Escola Infantil Montessori é que, a partir do tronco sólido que é o legado da Dr. Montessori, montamos um cronograma de atividades e experiências enriquecedoras para nossos alunos.

Temos, por exemplo, a cozinha experimental, na qual os pequenos se envolvem na preparação de receitas escolhidas com base nas habilidades motoras e cognitivas que elas ajudarão a desenvolver.

Outro foco importante é a psicomotricidade, como ciência e como abordagem pedagógica. Trata-se do estudo dos movimentos do corpo humano, de seu potencial comunicativo e de sua relação com a psique. A psicomotricidade é trabalhada aqui na escola a partir de um ano de idade.

Temos ainda aulas de Inglês, idioma que é apresentado aos pequenos de forma lúdica, além de aulas de artes e de música. A arte vem para desenvolver a sensibilidade e a conexão com o mundo, sua leitura atenta e compreensão de seu funcionamento, ao passo que a educação musical trabalha a comunicação entre o mundo interno de cada criança e o universo que a cerca.

3. O espaço físico tranquilo e seu encantamento natural

Duas das principais diferenças entre o ambiente de uma escola infantil tradicional e o ambiente da Escola Infantil Montessori é a organização e a tranquilidade.  

O espaço físico é amplo, iluminado e acolhedor. Dos móveis e materiais que compõem a sala principal à cor das paredes, aqui tudo foi projetado para gerar conforto, segurança e não sobrecarregar os alunos com estímulos.

A sala de aula é totalmente adaptada à altura das crianças, e todos os materiais são organizados em estantes, sendo que há uma estante específica para cada foco de conhecimento. Exemplo: há uma estante com materiais lúdicos e sensoriais para estimular a linguagem, outra para coordenação motora, matemática e assim por diante.

Além disso, o contato constante com a natureza é incentivado, já que um dos pilares da metodologia é a educação cósmica. O objetivo da educação cósmica é despertar na criança a consciência para todos os elementos que compõem o cosmos, o todo do qual ela é uma parte.

Quer conhecer melhor a estrutura da Escola Infantil Montessori? Assista aos vídeos que disponibilizamos em nossa página!

4. A vida prática como trampolim para a independência

Além da psicomotricidade, desde um ano de idade, os alunos executam atividades de vida prática. Se você nos acompanha aqui no blog, já deve ser especialista no conceito, que forma uma das bases para a educação montessoriana.

Essas atividades englobam lavar a louça, varrer ou passar pano no chão, escovar os dentes e abotoar roupas. Para um adulto, essas ações são realizadas em piloto automático, mas para as crianças elas trazem verdadeiras oportunidades de aprendizagem, proporcionando momentos e movimentos riquíssimos.

Mas não é só com o desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos que nos preocupamos. Todas essas atividades ajudam a desenvolver a autonomia, a independência e a proatividade. O resultado é que os alunos, ao se adaptarem ao método, tornam-se mais responsáveis por suas ações e escolhas.

O que se cultiva, no fundo, é a consciência de si mesmo, do outro e do ambiente no qual todos podemos (e deveríamos) viver em paz. Para poder mediar esse processo, nossas professoras regentes foram capacitadas pela ABEM, e participam constantemente de grupos de estudo sobre o método.

5. Os alunos como exploradores sensoriais

Todas as informações compartilhadas aqui nos levam a enxergar o aluno como centro do aprendizado, como protagonista e como explorador sensorial. As crianças são exploradoras sensoriais por excelência, sendo que a principal contribuição da Dr. Montessori para a Pedagogia foi perceber isso e desenhar um método educativo que se utilizasse dessa característica.

Os materiais sensoriais que ficam dispostos em nossas prateleiras dependem do contato com as mãos, da manipulação, o que por si só já prende a atenção da criança. Hoje, a neurociência comprova a eficácia do aprendizado pelo sentido do tato.  

6. A importância de Talita de Almeida como divulgadora do método Montessori no Brasil

Talvez você não saiba, mas Talita fundou a ABEM a pedido de Mario Montessori, filho de Maria Montessori, além de ser uma das fundadoras da Organização Montessori do Brasil (OMS).  

Junto com a direção da escola, Talita supervisiona a concretização dos princípios montessorianos aqui na Escola.

Dia após dia, vemos nossos alunos decolando, felizes e cada vez mais familiarizados com esse ambiente que foi preparado com tanto carinho. Também testemunhamos a satisfação dos pais ao perceber suas conquistas, seu progresso. Vibramos juntos!   

Depois de conhecer algumas curiosidades sobre a Escola Infantil Montessori, convidamos você a vivenciar a metodologia pessoalmente. Agende uma visita, converse com um de nossos professores e se encante com nossa proposta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *