Ajude-me a fazer sozinho

Muitas pessoas ficam surpresas quando visitam uma sala de aula Montessori. Elas veem crianças alegremente realizando seu trabalho, às vezes por longos períodos de tempo, sem qualquer sinal de tédio ou exaustão. Os visitantes às vezes perguntam: “Qual é o segredo? Por que eles estão trabalhando tão com tanta alegria e cooperatividade? O Método Montessori baseia-se em alguns princípios fundamentais, incluindo: respeito pela criança, liberdade dentro dos limites e promoção da independência e da unidade social.

Um princípio abrangente da filosofia Montessori é a liberdade. Na sala de aula, a cada criança é dada tanta liberdade quanto ela possa lidar. A liberdade, no ambiente montessoriano, é equilibrada com diretrizes de comportamento claras, consistentes e razoáveis. Quando as crianças experimentam a liberdade para se mover, conversar, escolher suas atividades, etc., elas ganham independência. Dessa forma, os pequenos desenvolvem atitudes cada vez mais independentes, sua verdadeira natureza brilha, e eles frequentemente exibem traços de caráter positivos, tais como: confiança, alegria, coragem, determinação e curiosidade.

Como adultos, podemos oferecer oportunidades para as crianças expressarem sua crescente independência. Às vezes, isso pode ser tão simples quanto dar tempo e espaço para a criança descobrir uma ideia ou resolver um problema por conta própria. Para pais e professores montessorianos, pode ser bastante desafiador aceitar incondicionalmente o trabalho de uma criança (tentativas, falhas, etc.) sem corrigir. É importante lembrar que a criança está aprendendo e naturalmente aperfeiçoará suas habilidades ao longo do tempo.

Abaixo listamos algumas tarefas significativas que mesmo as crianças pequenas podem fazer de maneira independente em casa:

1. Vestir-se

Para ajudar a criança a se vestir, é melhor fornecer apenas algumas opções de roupas de cada vez. As peças podem ser armazenadas em uma cômoda ou prateleira baixa que a criança possa acessar com facilidade. Ao escolher roupas, é melhor selecionar itens que a criança possa colocar sozinha sem muita complicação.

1. Cuidar-se

Crianças pequenas muitas vezes gostam de realizar suas próprias rotinas de higiene, incluindo: escovar os dentes e cabelos, lavar o rosto e as mãos, assoar os narizes, aplicar loção e protetor labial, etc. Os adultos podem mostrar como usar objetos e produtos para higiene pessoal utilizando-os em si mesmos.

1. Preparar um lanche ou refeição

Com um pouco de orientação, as crianças pequenas podem preparar lanches simples e saudáveis ​​para si mesmas. Algumas ideias incluem: ovos cozidos, biscoitos com cream cheese ou geleias, iogurte, frutas fatiadas, smoothies, e muito mais! Receitas de cozimento simples são sempre um sucesso também!

1. Cuidar do lar e da limpeza

Varrer, dobrar toalhas, manusear o aspirador de pó, entre outras, são tarefas que seu filho pode fazer sozinho! As crianças pequenas normalmente têm bastante interesse em participar das tarefas domésticas do dia a dia. Elas também podem regar plantas, cuidar do jardim, dos animais de estimação da família, lavar pratos e outras atividades domésticas comuns.

Em uma sala de aula Montessori, você verá crianças cuidando de si e de sua sala de aula. Essas atividades são profundamente significativas para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança. Não forçamos as crianças a participar dessas tarefas, de modo que elas não sejam chamadas de tarefas na sala de aula. As crianças são convidadas a participar e mostramos uma maneira simples de realizar a tarefa. Quando as crianças se envolvem em atividades significativas e interessantes, elas naturalmente experimentam a alegria do trabalho.

Quais as tarefas inspiradas em Montessori você gostaria de experimentar em casa com seu filho?

Agende uma Visita