Tempo de leitura: 6 minutos
Se você nos acompanha aqui no blog, sabe que todos os aspectos e detalhes da metodologia montessoriana nos interessam e nos inspiram. É por isso que, dia após dia, buscamos compartilhar com você, por meio de artigos e materiais de apoio, as ideias e princípios que embasam a prática da escola Montessori.
Cada material e blog post que publicamos funciona como um resumo dos principais conceitos nos quais o método se apoia.
Pensando que você, como pai, como mãe, talvez queira aprofundar seus conhecimentos sobre o universo Montessori, contudo, decidimos compilar algumas fontes preciosas de informação a esse respeito.
Conheça, agora, 6 fontes eletrônicas de informação e livros sobre Montessori que vão fazer você se apaixonar pelo método!
1. Maria Montessori
Antes de partir para a bibliografia sobre o método propriamente dito, sugerimos que você busque saber mais sobre a vida da mulher, médica e educadora visionária que foi Maria Montessori. Já escrevemos sobre ela aqui no blog.
Reserve um tempo para assistir ao filme Maria Montessori – Uma vida dedicada às crianças e conheça a trajetória de Montessori na Itália do início do século 20.
Mas não pare por aí! A coleção Educadores, do Ministério da Educação (MEC) contemplou, em 2010, Maria Montessori e sua imensa contribuição para a educação. O livro está disponível gratuitamente pelo portal do Domínio Público, tendo sido elaborado em colaboração com a UNESCO.
Seu prefácio foi escrito pelo então Ministro da Educação Fernando Haddad. O livro também traz vários textos da própria Maria Montessori sobre os mais diversos assuntos, como infância, ambiente escolar, disciplina e socialização.
2. Pedagogia(s) da Infância – dialogando com o passado: construindo o futuro
Pedagogia(s) da Infância é um compilado de artigos sobre grandes educadores e pedagogos do século 20. Froebel, Dewey, Piaget e, é claro, Montessori, têm suas obras e ideias explicadas.
Por que é uma boa leitura?
Lendo-o, você terá uma noção do legado que Montessori deixou para a Educação em relação aos outros movimentos pedagógicos que marcaram o século 20, como o Educação Nova. Além disso, você poderá perceber a correspondência de ideias que há entre esses pensadores.
3. Pedagogia Científica, ou The Montessori Method
Pedagogia Científica, ou The Montessori Method, ou, ainda, The Discovery of the Child, é cânone no vasto legado deixado por Maria Montessori. O livro foi publicado em 1909, sendo traduzido para outros idiomas e tendo um impacto imediato no universo educacional europeu.
É curioso notar que a obra foi reescrita e atualizada inúmeras vezes por Montessori, sendo que a versão final, publicada três anos antes de seu falecimento, chegou a receber um novo título: “A descoberta da criança”.
O conteúdo foi bastante modificado entre a primeira e a última versão, em decorrência dos anos de aplicação do método e das experiências obtidas a partir dele. Aqui no Brasil, a edição de 2017 da Kiríon, que mistura os dois títulos, é a tradução da última versão.
O livro descreve os aspectos práticos e o embasamento teórico do método, abordando também o desenvolvimento cognitivo da criança!
4. A mente absorvente
A mente absorvente, também de Maria Montessori, não foi escrito como o anterior. Ele é, na verdade, uma compilação de palestras que Montessori deu em Ahmedabad, no período em que permaneceu na Índia.
Nessas palestras, Montessori se dedicou à capacidade cognitiva infantil, desde o nascimento da criança até as fases de maturação intelectual, emocional, social e motora.
Trata-se de um material profundo sobre o desenvolvimento humano.
Uma dica: esse livro é mais fácil de ser encontrado em inglês. Em português, as edições existentes são antigas e, na maioria das livrarias, não há estoque.
5. Princípios de Montessori para Famílias e outros textos
O livro Princípios de Montessori para Famílias e outros textos está disponível em formato eletrônico e físico — sob demanda —, tendo sido publicado por Gabriel Salomão, especialista no método e responsável pelo sempre inspirador conteúdo do Lar Montessori.
A obra tem como objetivo levar os benefícios do método Montessori aos adultos, a fim de ajudá-los a conhecer melhor os princípios desse formato educativo e a aplicá-los na educação de seus filhos. A obra traz também alguns textos selecionados da própria Maria Montessori.
6. MariaMontessori.com
Se você é capaz de ler em inglês, a plataforma mariamontessori.com é uma excelente fonte de informação sobre o universo montessoriano. Trata-se de uma iniciativa da Montessori Administrators Association (MAA) para levar informações sobre a educação Montessori a todos os pais e escolas do globo.
O site é composto sobretudo por materiais escritos, mas há também uma página dedicada a podcasts com especialistas no método. É interessante notar que no menu Learn, há um guia sobre o formato das salas de aula montessorianas para a educação infantil, fundamental e média (primary, elementary, adolescent).
É na Home, contudo, que se concentram páginas e páginas de materiais explicativos sobre o método e seu impacto na aprendizagem infantil. Há também muitos relatos sobre experiências de pais que aplicam os princípios Montessori em sua rotina familiar. Um exemplo é o blog post Today is Saturday!
Livros sobre Montessori
O fato é que a bibliografia sobre Montessori é vasta, embora seja mais completa em inglês do que em português.
Ao acessar esses materiais, você será introduzido ao método pelas próprias palavras de Montessori e compreenderá mais profundamente as ideias que inspiram nossa escola e milhares outras ao redor do globo!
À medida que você for se familiarizando com a literatura sobre o tema, você perceberá que todo esse legado teórico e prático deixado por Maria Montessori parte de uma compreensão holística da infância e de um profundo respeito pela criança.
Montessori empreendeu várias iniciativas e experiências a fim de compreender como a mente humana aprende nos primeiros estágios de vida. De fato, para a educadora, a educação é a mais significativa forma de revolução!
Conhece alguém que, como você, se interessa pelo tema? Então que tal compartilhar este artigo nas redes sociais? Assim, você ajuda a disseminar a educação montessoriana e seus benefícios!