Atividades sensoriais que ajudam as crianças a aprender

Atividades sensoriais que ajudam as crianças a aprender

5 minutos Os materiais sensoriais foram brilhantemente desenhados pela Dra. Maria Montessori, no final de 1800 para ajudar a criança a absorver informações abstratas, aguçar seus sentidos e classificar seu ambiente ao mesmo tempo em que usa esses materiais. Eles auxiliam a criança a pensar por si mesma usando uma abordagem sistemática. As atividades sensoriais montessorianas refinam os cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo. As crianças são particularmente receptivas ao desenvolvimento de seus sentidos desde as idades de 2 a 6 anos, Continue lendo

A construção da percepção sensorial

A construção da percepção sensorial

3 minutos Maria Montessori acreditava que nosso intelecto e conhecimento de mundo têm seus inícios nos sentidos. Como seres humanos, somos todos sensoriais – absorvendo nosso conhecimento sobre o mundo através da visão, audição, tato, olfato e paladar. Por meio dos nossos sentidos, coletamos as informações necessárias e estimulamos nosso desenvolvimento e criatividade. Para Montessori, os sentidos, sendo exploradores do mundo, abrem o caminho para o conhecimento. No entanto, a percepção sensorial de um adulto é diferente da percepção sensorial de uma criança. De Continue lendo

Preste atenção e acompanhe seu filho

Preste atenção e acompanhe seu filho

4 minutos A observação é uma maneira de olhar para algo com detalhes cuidadosos. É a identificação, descrição, investigação experimental e exploração teórica de um fenômeno natural. Para Maria Montessori, a observação em si era uma arte que tinha que ser exercida e praticada continuamente. Ela estava constantemente refletindo sobre suas observações das crianças, o que lhe permitiu consolidar e refinar seu método. Montessori expressou a tarefa de observação como sendo baseada em um interesse e compromisso com cada criança individualmente e seu desenvolvimento. Continue lendo

Como planejar o primeiro quarto do bebê?

Como planejar o primeiro quarto do bebê?

5 minutos Criar o primeiro quarto do seu bebê pode ser tão desafiador quanto emocionante. Tornar-se pai e mãe é um dos acontecimentos mais desafiadores e satisfatórios da vida. As crianças nos são dadas como o presente mais precioso. Nesse momento, devemos assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento, segurança, bem-estar intelectual, espiritual, emocional e físico dos nossos filhos. Diante disto, a abordagem Montessoriana vê o primeiro quarto do bebê não apenas como um espaço divertido para se criar, mas também como um ambiente importante que Continue lendo

Uma casa receptiva para os filhos

Uma casa receptiva para os filhos

11 minutos Montessori não se resume à sala de aula. É perfeitamente possível trazer seus princípios para dentro de casa e isso pode ser uma ponte inestimável para reforçar o que a criança aprende na escola. Incentivar a ordem, a independência e automotivação é fundamental para a abordagem Montessori. Na escola, as salas de aula cuidadosamente projetadas permitem que os alunos desenvolvam competência para cuidar de si mesmos e do ambiente ao redor. Você pode preparar sua casa de maneira semelhante. Definir um lugar Continue lendo

A magia das escolas Montessorianas

A magia das escolas Montessorianas

2 minutos A educação Montessoriana é centrada na criança e traz independência, confiança, curiosidade e uma vontade de aprender. Além do sentimento de orgulho e independência em poder tomar suas próprias decisões, os pequenos também recebem importantes lições sobre o que significa fazer parte de uma comunidade. O método Montessori é todo sobre a criança individual e foi desenvolvido pela italiana Maria Montessori, que compreendeu por si mesma algumas noções-chave sobre as crianças e a maneira como elas deveriam ser educadas. O diferencial desse Continue lendo

O bebê em seu crescimento

O bebê em seu crescimento

7 minutos Educação Montessori é educação para o desenvolvimento. Envolve um conjunto de materiais que atende às necessidades de desenvolvimento de uma criança em cada estágio de seu desenvolvimento. O papel do adulto na educação Montessoriana é preparar o ambiente para a criança, introduzindo os materiais e permitindo que ela aprenda por si mesma, por meio de atividades de livre escolha e exploração. Os pais ou educadores observam as necessidades da criança, confiam em suas habilidades e permitem a independência (dentro dos limites) para Continue lendo

Como se desenvolve o cérebro de uma criança?

Como se desenvolve o cérebro de uma criança?

4 minutos Aqueles que trabalham com o método Montessori percebem os efeitos positivos desta metodologia diariamente. No cotidiano, os educadores observam como as habilidades motoras das crianças são fortalecidas, suas habilidades de raciocínio se tornam aguçadas e sua independência é constantemente estimulada pela interação diária com o ambiente. Mas, podemos observar tudo isso e simplesmente não saber como o método Montessori alcança tais resultados. Seria apenas um feliz golpe de sorte que faz com que a metodologia Montessoriana promova o desenvolvimento do cérebro? É Continue lendo

O que é Montessori?

O que é Montessori?

2 minutos Método Montessori é o nome atribuído ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizado por Maria Montessori, uma italiana que há cem anos desenvolveu uma nova abordagem de educação, que tem como alicerce o encorajamento e o respeito. Nascida na Itália em 1870, em uma época em que o país vivia um conservadorismo relacionado às mulheres, Montessori rompeu os obstáculos que encontrou e foi a primeira mulher italiana a se formar em medicina. Nos primeiros anos após sua formação, trabalhou na Continue lendo

Dentro de uma sala de aula Montessori

Dentro de uma sala de aula Montessori

3 minutos A essência da filosofia educacional da Dra. Maria Montessori é o desenvolvimento holístico da criança e todos os elementos do currículo de aprendizagem apoiam essa meta, incluindo o design da sala de aula. Comumente referido ao “ambiente preparado”, a sala de aula Montessori é propositalmente estruturada para despertar interesse, encorajando a criança a explorar. O resultado é um espaço de aprendizagem natural, bonito e convidativo, que é organizado e esteticamente agradável. Ao trabalhar nessas salas de aula projetadas intencionalmente, as crianças Montessori Continue lendo