Tempo de leitura: 3 minutos
Quando os pais observam uma sala de aula Montessori, eles frequentemente comentam o quão e calma ela é. Às vezes, eles se perguntam se o próprio filho pode ter sucesso em tal ambiente. Como todas essas crianças trabalham de forma independente, andando pela sala com cuidado e falando baixinho? A resposta é: um trabalho proposital.
As salas de aula Montessori são projetadas para proporcionar às crianças atividades significativas, que se alinham com suas necessidades de desenvolvimento. Assim como os adultos, as crianças geralmente alcançam um estado calmo e altamente concentrado quando encontram um propósito para o qual dirigir sua energia abundante.
Além de dar-lhes uma sensação de orgulho e confiança, ajudar as crianças a encontrar um trabalho proposital é uma maneira poderosa de redirecionar o “mau comportamento”. Sendo assim, em casa pode ser feito o mesmo que se faz em uma sala de aula montessoriana. Basta que os pais adaptem o ambiente para que a criança encontre instrumentos que possa usar para ajudar nas tarefas de casa.
Nesse ambiente preparado pode ter vassouras, baldes, esfregões, rodos e outros utensílios que sejam de tamanho apropriado para a criança ou que mesmo em tamanho normal sejam fáceis de ser manuseados. É importante ressaltar que as crianças aprendem por meio de práticas e repetições, por isso é importante que um adulto guie a execução das tarefas. A criança simplesmente não irá decidir varrer a casa sozinha, sem que um adulto esteja fazendo a limpeza. Mas ela se sentirá útil e importante em ajudar nos afazeres domésticos, tendo a sensação de que já é “crescida”.
Os pequenos aprender a ajudar nas tarefas de casa por meio de pequenas etapas. Eles devem ser solicitados a fazer uma coisa por vez. Algumas atividades podem ser bem simples para eles, como: engraxar os sapatos, tirar o pó dos móveis, varrer a casa, separar as roupas sujas por cores e até mesmo lavar as louças.
Imersas em um ambiente preparado para seu desenvolvimento, as crianças são extremamente capazes de desempenhar função das quais temos o equivocado hábito de privá-las, como por exemplo servir a própria bebida. Em geral os pais têm receio de permitir que o filho tente despejar líquidos, mas em uma escola montessoriana eles aprender isso desde cedo.
Outra habilidade que gera receio nos pais é o manuseio de facas. Essa tarefa pode perfeitamente ser ensinada desde cedo, permitindo que a criança utilize uma faca de pontas arredondadas para tentar cortar as frutas do seu lanche, passar geleia no pão, etc. Muitas vezes, a insegurança dos pais impede a criança de desempenhar papeis nos quais ela se sairia muito bem!
Deixaremos aqui uma lista de tarefas que seu pequeno poderá fazer em casa:
- varrer a casa
- lavar louças
- levar roupas do cesto do banheiro para a lavanderia
- servir seu próprio suco, leite, cereal
- tirar o pó dos móveis
- regar as plantas
- alimentar o bichinho de estimação
- arrumar a mesa
- organizar os armários e prateleiras
Essas e outras atividades vão permitir com que a criança possa se tornar cada vez mais independente. Não seja resistente ao desenvolvimento de seu filho!