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Os materiais sensoriais foram brilhantemente desenhados pela Dra. Maria Montessori, no final de 1800 para ajudar a criança a absorver informações abstratas, aguçar seus sentidos e classificar seu ambiente ao mesmo tempo em que usa esses materiais. Eles auxiliam a criança a pensar por si mesma usando uma abordagem sistemática.
As atividades sensoriais montessorianas refinam os cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo. As crianças são particularmente receptivas ao desenvolvimento de seus sentidos desde as idades de 2 a 6 anos, e é importante dar às crianças com essas idades o maior número possível de experiências sensoriais.
Os materiais sensoriais são cuidadosamente projetados. Quer sejam comprados ou feitos à mão, eles seguem os princípios básicos de Montessori. Eles têm qualidades isoladas (por exemplo, as formas geométricas introduzidas são da mesma cor e só variam em forma); eles têm um controle de erro (por exemplo, a criança não será capaz de encaixar todos os cilindros adequadamente em um bloco de cilindros se estiver fora do lugar); eles preparam a criança indiretamente para o aprendizado futuro (por exemplo, muitas das atividades sensoriais vêm com dez peças como uma preparação indireta para o sistema decimal).
O objetivo do trabalho sensorial é que a criança adquira informação clara, consciente e se torne capaz de, então, fazer classificações em seu ambiente. Montessori acreditava que as experiências sensoriais começam no nascimento. Através de seus sentidos, a criança estuda seu ambiente. Através deste estudo, a criança começa a entender seu ambiente. A criança, para Montessori, é um “explorador sensorial”.
Exemplos de materiais sensoriais
– Para a exploração de cores, formas e tamanhos:
- Classificar objetos (2 a 5 anos)
Botões coloridos são uma boa opção. Ao classifica-los por cor, forma e tamanho, a criança trabalha o tato e a visão. Além disso desenvolve a concentração e raciocínio lógico.
- Blocos de empilhar (18 meses a 3 anos)
Empilhar blocos de madeira de tamanhos graduados permite com que as crianças possam desenvolver a noção de tamanho. Um exemplo é a atividade com a Torre de cubos cor-de-rosa.
- Quebra-cabeças simples (2 a 5 anos)
Uma boa opção é optar por quebra-cabeças de madeira com imagens atrativas e deixar que a criança monte sozinha.
- Combinar amostras de tintas coloridas (3 a 5 anos)
Crie um mostruário de cores para que a criança combine os pares de cores. Comece utilizando cores primárias e a medida que a criança for conseguindo fazer as combinações corretas, você poderá aumentar a dificuldade da tarefa adicionando novas cores.
- Jogo da memória (3 a 5 anos)
Esse tipo de atividade permite com que a criança desenvolva a memória visual e a habilidade para identificar padrões. É possível confeccionar o jogo da memória em casa, utilizando papelão com desenhos de formas geométricas.
– Para a exploração dos sons:
- Feijão-manteiga seco (18 meses a 4 anos)
Para essa atividade basta colocar os feijões em uma tigela e deixar a criança brincar, enchendo uma concha de feijões e despejando-os na tigela. Dessa forma a criança passa a melhorar a identificação da origem dos sons.
- Cilindros sonoros (3 a 6 anos)
Uma atividade que permite com que a criança aprimore a identificação dos sons é o uso de cilindros sonoros. Você pode construí-los com qualquer recipiente disponível em casa, preenchendo-os com objetos diferentes para que a criança possa sacudi-los (de olhos fechados) e adivinhar seu conteúdo.
- Ouvir música (18 meses a 6 anos)
Atividades envolvendo músicas possibilitam que a criança possa identificar os sons de cada instrumento e refinar sua capacidade auditiva. Encoraje seu filho a cantar, dançar e acompanhar o ritmo das músicas.
– Para treinar o sentido tátil:
- Combinação de texturas (3 a 5 anos)
Para essa atividade você pode confeccionar pares de objetos de diferentes texturas, utilizando tecidos, velcros, lixas, sementes, entre outros materiais. Então basta pedir para a criança fechar os olhos e combinar os objetos de mesma textura utilizando o tato.
- Saco misterioso (3 a 6 anos)
Essa é uma atividade simples e uma das favoritas das crianças. Consiste em colocar objetos dentro de um saco e deixar que a criança tente identificá-los através do toque.
– Para aprimorar as percepções olfativas:
- Garrafas de perfume (3 a 5 anos)
Reúna 12 recipientes idênticos com tampa e coloque um chumaço de algodão umedecido com essência dentro de cada um deles. Utilize essências com cheiros conhecidos pela criança para que ela possa identificá-los.
- Aromas de ervas (3 a 5 anos)
Uma atividade prazerosa que permite contato com a natureza. Ter um jardim em casa com ervas aromáticas pode ser uma boa opção para trabalhar as habilidades olfativas da criança.
– Para aprimorar o paladar:
- Salada de frutas frescas
A salada de frutas é multissensorial. Permite não só com que a criança possa aprimorar o paladar como também o tato, olfato e até mesmo os sons de cada mordida.
- Garrafinhas de provar (3 a 5 anos)
Encha seis garrafinhas de tampa conta-gotas com líquidos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, amargo). Deposite as gotas nas mãos de seu filho para que ao lamber ele tente identificar o sabor.