Brincadeiras de Festa Inspiradas na Natureza

Tempo de leitura: 3 minutos

Vai receber os amigos ou primos do seu filho em casa para passarem o dia ou comemorarem um aniversário? Então é hora de colocar a criatividade em prática e planejar atividades divertidas para manter as crianças entretidas. Uma boa ideia são as brincadeiras inspiradas na natureza, que podem ser feitas dentro de casa e as crianças vão adorar!

Com recursos naturais e criatividade você consegue bolar atividades que vão prender a atenção nos pequenos e fazer com que eles se divirtam durante toda a festa. Trouxemos aqui algumas dicas de brincadeiras baseadas no método Montessori que podem ser feitas em casa, tanto na parte interna quanto na área de lazer/jardim.

Caça ao tesouro na areia

Obviamente perfeita para festas com temas de piratas, essa brincadeira pode ser feita em todas as festas. Para isso você vai precisar de uma bacia com areia para poder esconder os “tesouros”, como doces embrulhados e pequenos brinquedos. As crianças recebem uma mini bandeira que podem colocar onde acham que o tesouro está. Depois que todos já marcaram suas bandeiras na areia, é hora de ver qual tesouro está mais próximo de qual bandeira. Esta é uma atividade fácil e divertida de fazer!

Quente e frio

Peça para o aniversariante que saia da sala e esconda um presente para ele enquanto estiver fora. Quando ele retornar, todas as outras crianças tentam guiá-lo para o presente, gritando quente ou frio, dependendo da proximidade. Nesta brincadeira, todos se tornam envolvidos e ninguém fica entediado.

Jogo do Poço de Água

Para esta brincadeira é necessário reunir pelo menos 8 crianças, de preferência no jardim ou área externa. Um grande círculo deve ser feito e uma criança deve se sentar no centro dele de olhos vendados e um borrifador de água em mãos. Essa criança representa o “predador” e copos de água devem se colocados ao redor dela. As demais representam as “presas” que devem beber água nos copos (“poços”) que estão ao redor do predador. Se ao beber a água no poço a presa for atingida por um jato de água do predador ela estará eliminada do jogo. A brincadeira acaba quando todas as presas são eliminadas.

Jogo da cadeia alimentar

A brincadeira da cadeia alimentar é uma variação do pega-pega, mas que tem o objetivo de introduzir para as crianças os conceitos básicos de uma cadeia alimentar, de forma simples e divertida. Basta escolher uma cadeia alimentar com quatro níveis e explicar para as crianças que cada uma delas irá representar um nível da cadeia, divididas entre plantas, insetos e outros animais.

Por exemplo, caso as crianças estejam divididas em um grupo de dez, sete delas serão gafanhotos, duas serão sapos e uma será o falcão. Os gafanhotos devem receber um saco plástico pequeno, que representa sua barriga e devem ter uma fita marrom amarrada no braço. Os sapos devem ter um saco plástico que represente uma barriga um pouco maior e uma fita laranja amarrada no braço. Já a criança que representa o falcão terá o maior saco plástico e uma fita verde no braço.

Depois de definidos os papéis de cada criança na brincadeira, você deve espalhar algumas pipocas pelo tapete, que irão representar o alimento dos gafanhotos. Explique aos gafanhotos que eles devem pegar as pipocas e colocá-las em seus sacos plásticos, e enquanto isso, os sapos devem caçar os gafanhotos e, quando capturá-los, devem esvaziar sua “barriga” (o saco de pipocas) transferindo toda a pipoca para seus próprios sacos. O gafanhoto capturado está eliminado da brincadeira. Então o falcão deve ir à caça dos sapos e quando capturá-los também deverá esvaziar suas barrigas.

Marque 5 minutos para esta brincadeira e ao final do tempo veja quais foram os sobreviventes dessa cadeia alimentar.

Agende uma Visita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.