Crianças são pequenos cientistas

Crianças são pequenos cientistas

3 minutos Faz parte da infância o desejo de interagir com a natureza. As crianças adoram investigar cheiros, gostos, formatos, sons. Descobrir algo novo desperta a curiosidade da criança que, por sua vez, inicia a jornada para aprender ‘o que é’ e ‘como funciona’ cada coisa. Em seus estudos, Maria Montessori reconheceu a necessidade de as crianças observarem e absorverem o mundo ao seu redor. A maioria dos materiais educacionais que ela criou atendeu a essa necessidade. A ciência está a nossa volta e Continue lendo

Evitar ataques de birra

Evitar ataques de birra

5 minutos Ah, as birras… elas parecem uma força da natureza; algo com as quais precisamos lidar de maneira incansável desde os poucos meses de vida dos nossos filhos até quem sabe, a adolescência. Até certo ponto isso é verdade: as crianças estão aprendendo o que significa se sentirem chateadas e, muitas vezes, não há nada que possamos fazer para evitar a frustração delas. No entanto, quando observamos as salas de aula infantis Montessori, é impressionante perceber como as birras são raras no ambiente; Continue lendo

Lições de Educação e Cortesia

Lições de Educação e Cortesia

3 minutos Educação e cortesia são parte integrante do currículo Montessori, começando na sala de aula da primeira infância e continuando nos níveis elementares. Maria Montessori afirmava que “considerando o método como um todo, devemos começar nosso trabalho preparando a criança para as formas de vida social e devemos atrair sua atenção para isso”. Com base nisso, são ensinadas lições que ajudam as crianças a aprenderem estratégias sociais para que possam construir amizades e interações com outras pessoas, de forma saudável ao longo de Continue lendo

Enfrentar mudanças na família

Enfrentar mudanças na família

2 minutos Mudar é difícil. Para as crianças, isso inclui as pequenas mudanças que acontecem ao longo de sua infância. Transições são normais em toda família, o que fará a diferença no final é a forma como enfrentamos as mudanças, como conduzimos os acontecimentos. Bebês e crianças pequenas precisam e almejam consistência. Fazer as coisas exatamente da mesma maneira todos os dias torna as coisas previsíveis, e isso ajuda as crianças a se sentirem confortáveis ​​e seguras. Obviamente, é muito mais fácil manter as Continue lendo

Uma abordagem positiva à disciplina

Uma abordagem positiva à disciplina

4 minutos Todo adulto que cuida de crianças tem a responsabilidade de orientar, corrigir e socializar as crianças em relação a comportamentos apropriados. Essas ações adultas costumam ser chamadas de orientação e disciplina infantil. Orientação e disciplina positivas são cruciais porque promovem o autocontrole, ensinam a responsabilidade e ajudam as crianças a fazerem escolhas ponderadas. O uso de força física e ameaças podem interferir negativamente no desenvolvimento saudável de uma criança. Sabemos que não existe uma fórmula perfeita que responda a todas as perguntas Continue lendo

A descoberta de um estilo parental comum

A descoberta de um estilo parental comum

3 minutos Muitos pais nos perguntam como podem incorporar os princípios montessorianos em seus estilos e filosofias parentais de maneira prática. Trazer os conceitos de Montessori para sua vida familiar pode ser uma ponte valiosa para o que seu filho se desenvolva melhor na escola, pois terá mais confiança e independência, que é a base da educação idealizada por Maria Montessori. No método Montessori, também é fundamental a alegria de aprender. Quando o aprendizado é divertido e agradável, cria indivíduos bem ajustados com um Continue lendo

Compreender a personalidade do seu filho

Compreender a personalidade do seu filho

3 minutos Toda pessoa tem sua própria maneira de responder às coisas que lhes acontecem. Por exemplo, algumas crianças são tímidas em relação a novas pessoas ou em um novo ambiente, enquanto outras ficam felizes em se misturar e socializar. Esse é o temperamento delas. Thomas e Chess (1977) dividiram os tipos de temperamento em três áreas amplas. Estes têm sido amplamente utilizados por educadores da atualidade para ajudar a entender as crianças. É mais fácil trabalhar com crianças quando você entende o temperamento Continue lendo

Ajudar nas tarefas da casa

Ajudar nas tarefas da casa

3 minutos Quando os pais observam uma sala de aula Montessori, eles frequentemente comentam o quão e calma ela é. Às vezes, eles se perguntam se o próprio filho pode ter sucesso em tal ambiente. Como todas essas crianças trabalham de forma independente, andando pela sala com cuidado e falando baixinho? A resposta é: um trabalho proposital. As salas de aula Montessori são projetadas para proporcionar às crianças atividades significativas, que se alinham com suas necessidades de desenvolvimento. Assim como os adultos, as crianças Continue lendo

Criação de um clima afetuoso

Criação de um clima afetuoso

2 minutos As crianças começam a aprender como processar sentimentos desde a infância. Qualquer um que tenha visto um bebê ter um colapso aparentemente irracional, viu como as emoções podem ser difíceis quando ainda não se tem certeza do que elas significam ou por que elas estão acontecendo. Muitos ambientes parecem desencorajar os adultos de tentar entender o que pode estar acontecendo no cérebro de uma criança. Por isso é importante compreender de que maneira os ensinamentos de Maria Montessori podem ser úteis na Continue lendo

As crianças adoram trabalhar e brincar

As crianças adoram trabalhar e brincar

1 minuto Embora tenhamos a tendência de pensar que trabalhar e brincar são oposição um ao outro, eles são mais eficazes quando estão reunidos. Aí reside a genialidade dos materiais Montessori. Ao desenvolver tarefas de aprendizagem que unem o trabalho e a brincadeira, Montessori conseguiu mobilizar a motivação pessoal da criança para o propósito de aprendizagem social. Isto é, o trabalho Montessoriano não busca o entreter crianças como socialmente se compreende. Está envolvendo o conceito de aplicar uma atividade intelectual que pressupõe envolvimento neurofuncional Continue lendo