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Já exploramos aqui no blog a conexão que existe entre a metodologia montessoriana e a memorização, bem como a valorização da música na escola Montessori. Agora, decidimos dedicar um artigo à relação entre Montessori e matemática!
Sabemos que as Ciências Exatas, sua prática e aprendizagem, são um grande desafio para a educação brasileira, justamente pela ênfase no ensino teórico. No entanto, Maria Montessori desenvolveu inúmeras abordagens e materiais para criar experiências e despertar o interesse dos pequenos pelos números de maneira concreta e natural.
Continue lendo para descobrir como a escola Montessori trabalha a matemática!
O ensino do abstrato por meio do concreto
Como você já deve saber, a metodologia montessoriana foca no desenvolvimento infantil holístico, enfatizando a aprendizagem por meio de experiências concretas, e não somente por meio de teorias, como ocorre na escola tradicional.
Maria Montessori foi revolucionária para sua época justamente porque propôs um aprendizado construído a partir da vivência do mundo real. Numa sala de aula montessoriana, portanto, pesos, medidas, quantidades e demais conceitos matemáticos são trabalhados com o auxílio de materiais e recursos tangíveis, que vão se tornando mais complexos à medida que a criança vai aguçando seu raciocínio lógico e pensamento abstrato.
Esses materiais, chamados de multissensoriais, estabelecem uma ligação entre situações matemáticas, objetos e movimentos. Ao manipular os blocos, cubos, barras e placas, as crianças vão entendendo formatos, quantidades, tamanhos e proporções.
Exemplos desses materiais são os encaixes sólidos, as fichas, as barras e os blocos de montar. Vamos, agora, aprender um pouco mais sobre cada um deles.
1. Os encaixes sólidos
Os encaixes sólidos englobam quatro blocos retangulares de madeira que vão escalando em tamanho. Cada um traz uma sequência crescente de cavidades e de cilindros correspondentes. Cada cilindro deve ser encaixado em seu devido espaço no bloco.
Há somente um cilindro para cada cavidade, de maneira que a criança não poderá prosseguir no exercício se encaixar uma peça de forma inadequada.
Esse tipo de material é autocorretivo, pois evidencia o erro, fazendo com que a criança possa corrigir seu raciocínio e movimentos sem precisar da interferência de um adulto.
2. Os blocos de montar
Já os blocos, também feitos de madeira, são peças de tamanhos e proporções diferentes que compõem um todo. Um exemplo clássico desse modelo de materiais é a Torre Rosa.
Como o próprio nome já diz, para conseguir montar sua torre, cabe à criança achar a ordem correta dos tamanhos dos blocos a fim de empilhá-los. Esse material é composto por diversos cubos, montando torres de tamanhos e complexidades diferentes.
3. As fichas
As fichas introduzem os números e as quantidades correspondentes para crianças já capazes de identificar símbolos alfanuméricos. A atividade engloba cartões numerados de um a 10 e 55 fichas, que são distribuídas conforme o número revelado no cartão.Esse recurso também pode ser empregado para ensinar a diferença entre números pares e ímpares.
4. O material dourado
Seu objetivo é familiarizar a criança com os conceitos de unidade, dezena e centena, possibilitando o entendimento de operações aritméticas.
É composto pelas seguintes peças: um cubo pequeno, que representa uma unidade, uma barra com dez unidades (dezena), uma placa composta por 100 unidades (ou 10 dezenas) e um cubo grande, composto por 1000 unidades, ou 100 dezenas.
A partir da experiência de ordenação das unidades cúbicas e percepção de sua relação, as crianças aumentam sua capacidade de abstração e de resolução de problemas matemáticos.
5. As barras vermelhas
O sistema de barras vermelhas é formado por dez barras cujo tamanho vai de 10 centímetros a 100 centímetros. A ideia é fazer com que a criança compreenda a hierarquização entre diferentes tamanhos e proporções, conhecimento útil para o aprendizado de aritmética, além da soma e subtração por meio da extensão ou redução de comprimento.
6. A Tábua de Pitágoras e a tábua de furinhos
A Tábua de Pitágoras é uma tabela (que pode ser feita de madeira) que contém um conjunto de 100 números arranjados de forma específica a apresentar a tabuada. Os números são dispostos conforme a seguinte lógica: para saber quanto é 8 vezes 7, é só procurar o fator oito verticalmente e o sete horizontalmente. O resultado estará na casa, ou espaço, onde eles se encontram.
Esse material é amplamente utilizado na educação, mas na escola Montessori ele ganha um aspecto mais prático, já que a tabela é substituída por uma placa de madeira com 100 furinhos. Cada furinho comporta uma peça correspondente a um número. A criança não só aprende a interpretar a tabela, mas também a construí-la.
Montessori e matemática: os estímulos concretos do ambiente preparado
Como você deve ter percebido, para a metodologia montessoriana, é fundamental a criança aprender os conceitos matemáticos na prática, a partir de objetos e experiências concretas.
Somente assim ela desenvolverá as competências necessárias para compreender abstrações e efetuar operações mentalmente.
Busca-se aquele momento em que o aluno compreende a lógica dos números sem o auxílio dos materiais!
Além disso, o fato de as atividades exigirem o contato direto da criança e a manipulação de objetos, ou seja, a participação ativa, o engajamento, cria o caminho da autonomia e do emprego do raciocínio lógico na resolução de entraves cotidianos.
Montessori acreditava que a interação concreta — e não apenas teórica — da criança com o mundo que a cerca facilita o aprendizado e o desenvolvimento da capacidade cognitiva. Para a educadora e cientista, as mãos sempre foram a porta de entrada do cérebro, que processa estímulos táteis mais rapidamente do que auditivos e visuais.
Na matemática, assim como em outros campos do saber, a proposta da escola Montessori é oferecer estímulos concretos e permitir que a criança interaja com eles. Quanto mais o aluno se engajar com o mundo físico e concreto a seu redor, mais vai desenvolver seu raciocínio lógico, sua capacidade de abstração e de solução de problemas.
Gostou de aprender sobre a relação entre Montessori e matemática? Entende por que a metodologia montessoriana é tão benéfica para o desenvolvimento holístico infantil?
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