Por que matricular seu filho na Escola Infantil Montessori em 2019?

Tempo de leitura: 6 minutos

Vai matricular seu filho na escola em 2019 e ainda não sabe por qual metodologia ou instituição optar? Não se preocupe. Ainda há tempo para refletir e se informar. Neste artigo, vamos falar das razões que o farão escolher a Escola Infantil Montessori!

Ao longo do ano, em nosso blog, fomos construindo uma base de informações e referências a respeito da metodologia montessoriana e sua proposta de educação holística. Hoje, vamos nos concentrar na aplicação dessa metodologia aqui na escola.

Confira!

Por que a Escola Infantil Montessori?

Se você acompanha nossos conteúdos, já deve ter percebido que a metodologia criada por Maria Montessori vai muito além do refino do intelecto. A pedagogia montessoriana tem como princípios a educação para paz, a educação cósmica, a autoeducação e independência.

O objetivo? Crianças equilibradas, cientes de seu potencial e conectadas com o mundo ao seu redor, respeitosas de todos os seres que o habitam.

Aqui na Escola infantil Montessori trabalhamos com esses princípios. De fato, planejamos experiências que tragam esses conceitos para o dia a dia de nossos alunos, os quais podem concretizá-los e vivenciá-los.

Por meio de aulas de idioma e música, de atividades artísticas, da vida prática e de conceitos norteadores como a psicomotricidade, buscamos suprir as necessidades cognitivas dos pequenos e educá-los de forma integral.   

O mais importante? Damos a nossos alunos espaço e tempo para que eles se desenvolvam a partir das próprias escolhas, interesses e ritmos de aprendizagem. A palavra de ordem é protagonismo!

Atente-se aos “porquês” da Escola Infantil Montessori 🙂   

Porque, aqui, a criança é protagonista

Os educadores que trabalham com o Método Montessori sabem que a criança já nasce com grande potencial. Para Montessori, a criança é um ser que age, experimenta, quer conhecer tudo e tem em si tudo o que é necessário para se tornar uma pessoa forte e equilibrada, que possa contribuir positivamente com a sociedade.

Na Escola infantil Montessori se acredita nos alunos, e tudo que se faz tem como base a forma como enxergamos e valorizamos a criança.

Porque, aqui, a vida prática tem lugar de destaque

Maria Montessori concebeu as atividades da vida prática pensando na importância de cultivar a autonomia, a fim de que as crianças sejam proativas no cuidado consigo e com o ambiente que as cerca.

O papel da vida prática no ensino montessoriano e aqui na Escola Infantil Montessori, portanto, é amplo e fundamental. Se você ainda não compreende o conceito de vida prática, saiba que, em resumo, ele engloba aquelas atividades do cotidiano que, nós,  adultos, dominamos intuitivamente. Estamos falando de escovar os dentes, pentear os cabelos, lavar a louça depois de comer etc.

Para as crianças, essas ações representam grandes oportunidades de aprendizagem.

Quando você assiste aos vídeos que gravamos aqui na escola, você vê nossos alunos guardando os materiais depois de utilizá-los, plantando mudinhas no jardim e amarrando os próprios sapatos. São exercícios que ajudam os pequenos a desenvolver as habilidades necessárias para estar no mundo e ser independentes e proativos na busca por soluções.

Porque incentivamos a autonomia e a criatividade por meio da arte

Acabamos de falar que as atividades de vida prática são importantes para que a criança cresça como protagonista da própria existência, certo? Para que exerça o autocuidado e seja independente.

As atividades artísticas que fazem parte do programa pedagógico da Escola Infantil Montessori seguem o mesmo princípio. Elas têm como objetivo dar aos alunos instrumentos para que compreendam o mundo que os rodeia, as cores, sons, formatos e texturas e seus significados.

O intuito é trabalhar a capacidade criativa dos pequenos, incentivar a percepção crítica das coisas, a sensibilidade e o trato com as próprias emoções. E não estamos falando apenas de artes visuais, mas também da música e seu papel preponderante no desenvolvimento das funções cognitivas.

Por meio da música, nossos alunos formulam e expressam as próprias ideias, sentimentos e valores. Assista aos vídeos de nossos alunos interagindo com os sons!

Porque propiciamos uma relação saudável da criança com os alimentos

Já ouviu falar da culinária experimental? Não? Pois saiba que essa é mais uma das atividades desenvolvidas aqui na escola.

A alimentação é supervisionada por uma nutricionista, que também programa atividades de culinária, nas quais os alunos se envolvem com a preparação dos alimentos. O objetivo é aproximá-los do ideal de uma alimentação saudável, mas também propiciar o refinamento das percepções e o desenvolvimento das habilidades socioafetivas.

Saiba mais sobre nossa proposta da culinária experimental e veja imagens de nossos alunos com a “mão na massa”!

Porque trabalhamos o Inglês de forma lúdica

Sabemos que o mundo está cada vez mais globalizado e que o Inglês ocupa uma posição de destaque nacional e internacionalmente. Sabemos também que a fase da mente absorvente, que vai até os seis anos de idade, é um período fértil para esse tipo de aprendizagem, justamente pela plasticidade do cérebro infantil.

Aqui na Escola Infantil Montessori, portanto, a aquisição de um segundo idioma, especificamente o Inglês, é parte importante do cuurrículo. Esse contato inicial com o idioma, contudo, não possui o rigor do aprendizado juvenil ou adulto, pelo contrário, é feito de forma lúdica, sensorial.

O objetivo é envolver a criança não apenas na repetição das palavras, mas também inseri-la em outra cultura e em outra forma de se comunicar. A aprendizagem da língua inglesa se dá na prática, por meio dos materiais e dinâmicas próprias do ensino montessoriano.

Porque valorizamos a psicomotricidade

Aqui na Escola Infantil Montessori a ciência da psicomotriciadade é valorizada e incorporada nas dinâmicas do dia a dia, unindo o desenvolvimento motor, emocional, e intelectual dos alunos.

Não só a coordenação motora fina e grossa são trabalhadas, mas também noções de espaço e lateralidade, o corpo humano como mediador da relação do “eu” com o mundo e os movimentos como instrumentos de comunicação.

Essa forma de aplicar a psicomotricidade vai ao encontro da proposta montessoriana de educar de forma holística!  

Porque quem conhece, aprova e recomenda

Mais do que palavras, gostamos de demonstrar na prática a educação que promovemos na Escola Infantil Montessori. É por isso que sempre atualizamos nossas redes sociais com imagens e vídeos de nossos alunos desenvolvendo as atividades que listamos aqui.

Além disso, também compilamos e compartilhamos os depoimentos de alguns pais sobre o desenvolvimento de seus filhos sob a influência da pedagogia montessoriana. Convidamos você a nos procurar no Facebook e no Instagram, a consultar nosso blog e a conferir as interações promovidas com em nossa comunidade!

Mas, é claro, ao vivo e a cores é muito melhor. Agende uma visita à escola e converse com  nossos professores. Somos um time de especialistas, mas também de entusiastas pelo método revolucionário criado por Maria Montessori!

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